Este livro apresenta, em seus 35 breves ensaios, temas variados de diversas áreas da ciência da linguagem, seja a Linguística descritiva, teórica ou aplicada, usando exemplos cotidianos, instigantes e até mesmo divertidos, em uma escrita que pretende ser leve, clara e não-técnica. Cada texto vem seguido de uma sugestão bibliográfica para o leitor que queira se aprofundar naquele tema ou conceito tratado.
A metáfora da nutrição é muito usada para falar do conhecimento. “Consumimos” informação. “Bebemos da fonte” quando lemos um texto no original. Um texto rebuscado é “intragável”, um texto claro é “palatável” e um assunto muito explicado é “mastigado”. Os textos didáticos e de divulgação são “diluições” dos textos primordiais.
A Linguística é uma ciência pouco diluída no Brasil. Mas ela nos conta coisas interessantíssimas, como o fato de que usamos metáforas (como a da nutrição) o tempo todo. Ela nos explica por que é tão fofo ver uma criança aprendendo a falar e por que parece requintado saber usar pronomes. Por que as coisas têm o nome que têm? Por que escrever é tão difícil? Qual é o certo, afinal: biscoito ou bolacha?
Na falta de pontes entre a Linguística e o grande público, essas perguntas acabam ficando sem resposta. Ou recebem respostas superficiais e normativas. Neste livro oferecemos uma pequena degustação da área, adicionando uma colher de açúcar ao caldo denso dos estudos da linguagem.
SOBRE A AUTORA
Luisa Godoy fez doutorado e pós-doutorado em Linguística na UFMG. Atualmente é professora de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Diamantina, e leciona nos cursos de Letras e Humanidades.