O livro Corpo e ginástica na história: métodos, sujeitos, instituições e manuais surge de um desejo dos autores de organizar uma obra que, em certa medida, sintetizasse os conhecimentos e produções a respeito da ginástica na historiografia da educação e da educação física brasileira. Com contribuições de pesquisadores e pesquisadoras em diferentes estágios da carreira, a obra reúne as pesquisas mais recentes sobre a temática, trazendo à luz novas perspectivas sobre a história da ginástica em no Brasil. Ao traçar os itinerários de circulação de diferentes métodos, sujeitos, instituições e manuais, apresenta um panorama dos complexos processos de introdução e difusão de diferentes métodos ginásticos em território brasileiro e convida a seguir explorando as veredas da história da ginástica.
Sobre os organizadores
Andrea Moreno – Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG (FaE/UFMG). Graduada em Educação Física pela UERJ em 1988. Mestra em Educação pela PUC-RJ, em 1996. Doutora em Educação pela UNICAMP em 2001. Estudos de Pós-Doutorado realizados na UFRJ em 2013, na Universidade de Lisboa em 2014, e na Unicamp em 2017/2018. É coordenadora do Grupo de Estudos em História da Ginástica (GEPHGI – FaE/UFMG) e do Centro de Documentação e Memória (CEDOC – FaE/UFMG). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação (GEPHE) e do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (CEMEF). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG, gestão 2019/2020.
Anderson da Cunha Baia – Professor no Departamento de Educação Física e na Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Educação (UFU) e Doutor em Educação (FAE/UFMG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Ginástica (GEPHGI) e do Centro de Pesquisa em História da Educação (GEPHE).
Evelise Amgarten Quitzau – Doutora em Educação (Unicamp), é Profª. Adjª.do Instituto Superior de Educación Física, Centro Universitario Regional Litoral Norte, Sede Paysandú, Universidad de la República, Uruguay, registrada no Sistema Nacional de Investigadores da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (SNI/ANII).
Marcelo Moraes e Silva – Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, ministrando aulas na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Linha de Pesquisa Aspectos Socioculturais do Esporte e do Lazer) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha de Pesquisa História e Historiografia da Educação) da mesma universidade. Associado a Société Française D’Histoire du Sport (SFHS) e European Committee for the History of Sports (CESH).
Participam da coletânea
Alice Beatriz Assmann
Ana Claudia Avelar
Anderson da Cunha Baia
Andrea Moreno
Anna Luiza Ferreira Romão
Arnaldo Pinto Junior
Carolina Jubé
Carmen Lucia Soares
Cássia Danielle Monteiro Dias Lima
Cristiane Oliveira Pisani Martini
Diogo Puchta
Edivaldo Góis Junior
Evelise Amgarten Quitzau
Fabio de Faria Peres
Giovanna Camila da Silva
Iara Marina dos Anjos Bonifácio
Janice Zarpellon Mazo
Lucas Willian Moreira da Silva.
Luciana Bicalho da Cunha
Marcela Bruschi
Marcelo Moraes e Silva
Pedro Luiz da Costa Cabral
Tarcísio Mauro Vago
Vera Luiza Moro
Victor Andrade de Melo