Apresentamos esta coletânea de textos construídos por membros do Parlêtre e por alguns daqueles que, no trajeto desses anos, generosamente se fizeram presença e transmissão. Os autores foram convidados a escrever sobre o Parlêtre. A resposta que contemplamos nesta coletânea retrata o quão diverso é o recorte feito por cada um. Alguns compuseram sobre o Parlêtre: nome próprio de uma instituição situada no interior das Minas Gerais. Esses falaram da própria construção nesse espaço e dos desafios de ocupar um lugar de transmissão, de teorização e de sustentação de uma posição na prática clínica. Apresentaram, portanto, suas elaborações dinâmicas e conectadas com as exigências do nosso tempo. Outros escreveram sobre o Parlêtre, neologismo lacaniano que incide, no enodamento fundamental, como termo que substitui o inconsciente. Dessa maneira, este é um livro sobre o Parlêtre – instituição de Psicanálise – e, por isso, mostra as construções teóricas e clínicas que se estabelecem entre os membros, mas também é sobre o Parlêtre – neologismo que remete ao ser que pode ler a sua marca (Allouch, 1995) – ao falasser, ser de fala, arrancado violentamente da Natureza pela mão do Outro que alimenta com leite e palavras e, portanto, promove um corpo.
Sobre as organizadoras
Cláudia Aparecida de Oliveira Leite – Psicanalista, membra do Parlêtre Divinópolis. Graduada em Psicologia (UFMG). Mestre e Doutora em Linguística (UNICAMP). Pós doutora em Clínica psicanalítica do sujeito e do laço social (Université de Toulouse II, França). Docente do Curso de Psicologia da UEMG/Divinópolis.
Enisete Correia Fonseca – Psicanalista. Membro e coordenadora do Parlêtre: psicanálise, pesquisa e transmissão (2021/2023). Graduada em Psicologia (INESP/UEMG). Especialista em Saúde Mental pela PUC-Minas.
Participam da coletânea
Cássia Cristina Carrilho Menezes
Daniela Gontijo de Souza
Fernando de Oliveira Santos
Gisele Scarpone Salem
Janaína Sandra Pereira
Júlio Eduardo de Castro
Lorena dos Reis Gonçalves
Senhorinha Ribeiro de Oliveira Santos Silva
Sérgio de Campos
Suely Aires