Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Avaliação - Fonte Dinamizadora na Construção de Conhecimentos

O Pensamento Complexo como Baluarte

 

• Roque Strieder
• Valmir de Jesus Pinto

Diz-se que navegar é preciso mas, avaliar não é preciso. Muito se reflete sobre mudanças educacionais e, mais do que nunca importa resgatar, nas escolas, a formação humana para superar a instrumentalização que transforma humanos em mercadorias e máquinas competentes para as necessidades produtivas e consumistas, de caráter explorador. Na prática, em boa parte das escolas ainda se encontram mecanismos de avaliação baseados em pressupostos da fragmentação e classificação. Porém, uma avaliação contínua e de acompanhamento compreende e dignifica cada ser humano despertando emoções capazes de avivar experiências do viver convivendo.  Na diversidade, há de se perceber a misteriosa oportunidade da criação, da invenção, da novidade sendo mais uma vez singular, única, inteira e plena. Avaliar, tendo a complexidade como baluarte, pode dinamizar a construção de conhecimentos.

 

 

Sobre os autores

 

Valmir de Jesus Pinto possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Norte do Paraná (2012) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Mestre em Educação pela Unoesc -- Universidade do Oeste de Santa Catarina. Bolsista do programa Uniedu da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Atualmente pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa de Políticas e Processos de Educação Superior. Colaborador do projeto Mapeamento dos Egressos dos Cursos de Pedagogia das Universidades Comunitárias da Mesoregião Catarinense, e membro do grupo de pesquisa Educação e Conhecimento. Vários artigos publicados bem como resumos e resumos expandidos em anais de eventos. Funcionário público municipal do município de Flor do Sertão desde 1998, concursado como Assistente de Administração, destes, 15 anos lotado na Secretaria Municipal de Educação. Atuou como Gestor Municipal de Educação por 7 anos 2008-2012 e 2017 - 2019, atualmente atua como Coordenador Pedagógico no Centro Educacional Padre Luis Muhl - Flor do Sertão, SC. Email: avalmirpinto@hotmail.com

 

Roque Strieder graduado em Ciências 1º Grau e Ciências Licenciatura Plena com Habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1978, 1983). Especialização em Matemática pela Unijuí/RS (1986) e em Administração Escolar pela UFSC/SC (1991). Mestre em Educação pela UFSC/SC (1996). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atua como docente no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Unoesc. Autor e participação como autor de livros e diversos artigos científicos. Temas de Pesquisa: Pensamento complexo. Formação Humana. Aprendizagens como experiências em vida. Biociências e Biopoder.

E-rmail: roque.strieder@unoesc.edu.br.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-65-86089-95-0
Páginas: 200
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2022
 
 
Formas de Pagamento