Diz-se que navegar é preciso mas, avaliar não é preciso. Muito se reflete sobre mudanças educacionais e, mais do que nunca importa resgatar, nas escolas, a formação humana para superar a instrumentalização que transforma humanos em mercadorias e máquinas competentes para as necessidades produtivas e consumistas, de caráter explorador. Na prática, em boa parte das escolas ainda se encontram mecanismos de avaliação baseados em pressupostos da fragmentação e classificação. Porém, uma avaliação contínua e de acompanhamento compreende e dignifica cada ser humano despertando emoções capazes de avivar experiências do viver convivendo. Na diversidade, há de se perceber a misteriosa oportunidade da criação, da invenção, da novidade sendo mais uma vez singular, única, inteira e plena. Avaliar, tendo a complexidade como baluarte, pode dinamizar a construção de conhecimentos.
Sobre os autores
Valmir de Jesus Pinto possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Norte do Paraná (2012) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Mestre em Educação pela Unoesc -- Universidade do Oeste de Santa Catarina. Bolsista do programa Uniedu da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Atualmente pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa de Políticas e Processos de Educação Superior. Colaborador do projeto Mapeamento dos Egressos dos Cursos de Pedagogia das Universidades Comunitárias da Mesoregião Catarinense, e membro do grupo de pesquisa Educação e Conhecimento. Vários artigos publicados bem como resumos e resumos expandidos em anais de eventos. Funcionário público municipal do município de Flor do Sertão desde 1998, concursado como Assistente de Administração, destes, 15 anos lotado na Secretaria Municipal de Educação. Atuou como Gestor Municipal de Educação por 7 anos 2008-2012 e 2017 - 2019, atualmente atua como Coordenador Pedagógico no Centro Educacional Padre Luis Muhl - Flor do Sertão, SC. Email: avalmirpinto@hotmail.com
Roque Strieder graduado em Ciências 1º Grau e Ciências Licenciatura Plena com Habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ijuí (1978, 1983). Especialização em Matemática pela Unijuí/RS (1986) e em Administração Escolar pela UFSC/SC (1991). Mestre em Educação pela UFSC/SC (1996). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). Atua como docente no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Unoesc. Autor e participação como autor de livros e diversos artigos científicos. Temas de Pesquisa: Pensamento complexo. Formação Humana. Aprendizagens como experiências em vida. Biociências e Biopoder.
E-rmail: roque.strieder@unoesc.edu.br.