COMPRE AQUI
Esta é uma contribuição original e relevante para a literatura em torno do ensino de Português como Língua Adicional (PLA) praticado nos Estados Unidos. A obra é organizada de forma clara, informativa e abarca trabalhos nas áreas da linguística aplicada, literatura, aspectos sociais e culturais, questões de raça, práticas pedagógicas e mais. Além disso, este livro abre uma janela para entender a prática pedagógica empregada em diferentes universidades norte-americanas e propõem um valioso e necessário diálogo entre professores e pesquisadores de PLA dos EUA, do Brasil e demais países lusófonos. Sem dúvida, o livro Conexões: O Ensino de Português nos Estados Unidos é uma leitura obrigatória para aqueles que visam entender o trabalho acadêmico que é realizado nas universidades norte-americanas em relação ao Português como Língua Adicional. (Profa. Dra. Flávia Azeredo-Cerqueira, Johns Hopkins University, Baltimore, EUA)
Sobre os Organizadores
Kleber Aparecido da Silva é professor associado do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). Licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto, obteve o mestrado em Linguística Aplicada pela UNICAMP e o doutorado em Estudos Linguísticos pela UNESP (São José do Rio Preto). Leciona disciplinas do curso de Letras Português do Brasil como Segunda Língua e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB. Suas áreas de interesse em pesquisa incluem gênero, raça e educação linguística; lingua(gem), discurso e práticas identitárias; (multi)letramentos e formação crítica de professorxs de línguas; teorias e pedagogias críticas e práticas decoloniais na produção de conhecimentos.
Eduardo Viana da Silva é docente e coordenador do Programa de Português na Universidade de Washington (UW), em Seattle, Estados Unidos. Obteve seu título de mestre em Literatura Luso-Brasileira pela Brigham Young University (BYU) e doutorado em Literatura Brasileira com ênfase em Linguística Aplicada pela Universidade da Califórnia em Santa Bárbara. Sua experiência profissional e de pesquisa abrange o ensino de português como língua adicional, com ênfase à linguística aplicada e desenvolvimento curricular em conexão com a formação de competência global e o ensino de literatura, cinema e cultura lusófona.
Participam da coletânea:
Adriana Picoral
Ana M. Carvalho
Alan Parma
Bruna Sommer-Farias
Carlos Pio
Célia Bianconi
Cristiane Soares
Edvan P. Brito
Fernanda Ferreira
Gláucia V. Silva
Maria Luci De Biaji Moreira
Mariana Centanin Bertho
Mércia Regina Santana Flannery
Michele Saraiva Carilo
Orlando R. Kelm
Paulo Dutra
Rachel Mamiya Hernandez
Vivian Flanzer