Link para o Download:
https://drive.google.com/file/d/1Y-uMeFYObZjhdXr-HE-GzMcATxhEOFHd/view?usp=drive_link
Esta obra reúne significativos estudos e pesquisas que relatam o impacto sofrido pelo cotidiano da prática docente, suscitando processos diversos de adaptação, integração e deslocamentos. A riqueza das investigações e relatos de experiências aqui apresentados envolve instituições nacionais e internacionais, com vivências em diferentes segmentos: da educação básica ao ensino superior, tanto em instituições públicas como privadas. Os estudos e pesquisas aqui abordados priorizam a humanização no ensino de línguas mediado por tecnologias, com ênfase na interação entre professores e alunos. São aulas e atividades síncronas e assíncronas que passam a integrar os novos modelos pedagógicos da prática docente, com uso de ferramentas e plataformas digitais, até então desconhecidas pela maioria dos atores envolvidos no processo. O livro deve ser saudado por todos que se dedicam à prática docente no ensino de línguas, em especial àqueles que assumem um ponto de vista social – um ponto de vista não apenas didático-metodológico, mas um ponto de vista que sobrepõe as fronteiras entre o individual e o social, entre a eficácia metodológica e o humanismo, entre o saber e o fazer em um contexto de ensino de línguas.
Sobre as organizadoras
Dörthe Uphoff – Germanista formada pela Universität zu Köln, Alemanha (1994) e doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp (2009). Desde 2012 é professora no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo, onde atua no curso de Letras-Alemão e no programa de pós-graduação em Língua e Literatura Alemã. Realizou estágios de pós-doutoramento nas universidades de Augsburg (2018) e Viena (2020). E-mail: dorthe@usp.br.
Poliana Coeli Costa Arantes – Professora associada de Língua alemã do Instituto de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, do Programa de Produtividade em Pesquisa PROCIÊNCIA (PR-2/UERJ) e do programa Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Doutorou-se em Linguística (2013) pelo Programa de Estudos Linguísticos da UFMG, com período de doutorado sanduíche (bolsa CAPES/DAAD) na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg. E-mail: polianacoeli@yahoo.com.br.
Participam da coletânea:
Adriana Fernandes Barbosa
Anisha Vetter
Camilla dos Santos Ferreira
Carla Letícia ten Kathen
Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld
Charlotte Steinke
Christian Ernst
Christine Stahl
Cristiane Schmidt
Hosana Souza Neves Ramos
Danuse Pereira Vieira
Dayala Vargens
Débora Bender
Deborah Mello
Del Carmen Daher
Diego Santana de Freitas
Dörthe Uphoff (org.)
Elaine Cristina Roschel Nunes
Elisângela Redel
Franciele Maria Martiny
Helena Boschi
Jacqueline Fiuza da Silva Regis
Jaqueline Schabarum
Jordana Taís Konrad
Karen Schramm
Karen Pupp Spinassé
Kristina Peuschel
Luciana Salazar Salgado
Marceli Aquino
Maria Cristina Giorgi
Mariana Kuntz de Andrade e Silva
Marie Horstmeier
Marlene Aufgebauer
Matthias Prikoszovits
Mergenfel A. Vaz Ferreira
Nádia Cristina Dini
Natalia Lobo
Norma Wucherpfennig
Olivia Agnes Meurer
Poliana Coeli Costa Arantes (org.)
Paulo Oliveira
Raphael da Silveira
Raquel Fritzen Dapper Vetromilla
Roberta C. Sol F. Stanke
Rogéria Pereira
Thais Steffen Guimarães
Valeria Wilke
Werner L. Heidermann