Neste livro, Giselli Silva apresenta ao leitor uma descrição de importantes dimensões das experiências linguísticas da comunidade surda brasileira, como suas histórias linguísticas, os níveis de conhecimento da Libras e do português e o uso dessas línguas para a comunicação em diferentes contextos. Por meio da exploração de estudos sobre o bilinguismo, a autora apresenta um novo olhar sobre o bilinguismo dos surdos, buscando integrar diferentes aspectos da experiência bilíngue. O livro apresenta também uma ferramenta para avaliação dos perfis linguísticos de surdos adultos – um questionário linguístico, que pode ser usado por pesquisadores e profissionais da área da educação e da linguística para diferentes propósitos.
Dessa maneira, este livro busca contribuir como o desenvolvimento da área de pesquisas sobre o bilinguismo dos surdos e para a compreensão das características da comunidade surda, podendo auxiliar assim na reflexão sobre políticas linguísticas e educacionais que sejam coerentes com as necessidades dessa comunidade.
Sobre a autora
Giselli Mara da Silva é doutora em Estudos Linguísticos, mestra em Educação e graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2004, atua na área de educação de surdos e atualmente é professora da Faculdade de Letras da UFMG, onde atua nos cursos de Letras, Letras-Libras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Desenvolve de projetos de pesquisa e extensão sobre o bilinguismo dos surdos e o processamento da linguagem e ensino de português como segunda língua para surdos.