Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Narrativas Docentes

Trajetórias de Trabalhos Pedagógicos

  

• Adriana Varani
• Cláudia Roberta Ferreira
• Guilherme do Val Toledo Prado

 

Muito tem sido enfatizado sobre a produção de conhecimento e saberes na dinâmica do cotidiano escolar, mas os sujeitos que a compõem, que dela participam e que possibilitam esta produção pouco espaço têm para se posicionarem. É esta intenção que este livro se propõe: divulgação das produções educativo-pedagógicas dos sujeitos deste cotidiano.
Esta produção, fruto de um intenso desejo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (Gepec), reúne trabalhos apresentados no I Seminário de Produção de Conhecimentos, Saberes e Formação Docente, organizado pelo grupo no interior do 14º Congresso de Leitura do Brasil (Cole), realizado em julho de 2003. Parte da produção são experiências que podem ser tomadas como referências para nosso fazer cotidiano. Outra parte nos leva a refletir sobre as produções teórico-metodológicas deste fazer-saber.
Duas perspectivas foram privilegiadas nestes textos: narrativas e experiências que, de diferentes formas, nos levam a diferentes e constitutivos mundos da escola.
Esperamos que esta produção possa produzir múltiplos sentidos, e potencializá-los, entre os sujeitos leitores, profissionais da educação que vivem intensamente as alegrias, sucessos, desafios, desejos, intempéries, ilusões, desilusões e conquistas da escola básica no Brasil.

É com muito prazer que convidamos os leitores para esta viagem e possível diálogo conosco.

O (Gepec) integra, desde 1996, a área “Ensino, Avaliação e Formação de Professores”, atualmente denominada “Ensino e Práticas Culturais”, do Programa de Pós-Graduação da Facul-dade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e desenvolve ações permanentes e pontuais de formação.

Em relação às ações permanentes, desenvolve pesquisas na área de formação continuada de professores e reúne profissionais da educação, especialmente da educação básica, para refletirem e socializarem seus saberes oriundos das práticas escolares e as condições e tensões vividas no trabalho pedagógico/educativo. É um grupo heterogêneo que congrega sujeitos que vivem diferentes histórias do cotidiano escolar, e a sua heterogeneidade possibilita um olhar mais complexo da escola. As pesquisas desenvolvidas no Gepec revelam e evidenciam a importância do papel do coletivo na formação docente, os saberes e conhe-cimentos produzidos no cotidiano escolar, os processos de resistência docente no cotidiano da escola, as narrativas pedagógicas da lida cotidiana.

Quanto às ações pontuais, são basi-camente cursos, palestras, seminários e encontros, que eventualmente contam com a participação de convidados nacionais e internacionais. Nesse sentido, há que se destacar o Seminário “Fala outra escola”, que ocorre a cada dois anos, com o propósito de socializar trabalhos realizados nas escolas e destinado fundamentalmente aos educadores das redes públicas. Durante as edições do Congresso de Leitura do Brasil (Cole) de 1999, 2001, 2003 e 2005, o Gepec participou da organização de diferentes Seminários que colaboraram para divulgação de práticas pedagógicas que evidenciam a produção de saberes e conhecimentos no ensino e na educação.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-079-5
Páginas: 352
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento