Link Para o Ebook:
https://drive.google.com/file/d/1qxflnoRdp0juClWGsZWs88qHS1rBGwZg/view?usp=sharing
Esta obra, organizada em forma de uma Coletânea, em dois volumes, é composta por capítulos que versam sobre a análise das políticas educacionais, do Estado neoliberal e dos ataques à democracia. Assumindo uma posição crítica, os(as) autores(as) apontam para a necessária resistência e luta em defesa de uma educação socialmente comprometida com um mundo mais justo. As relações entre o Estado neoliberal e as políticas educacionais é tema de discussão ao longo da história educacional no Brasil e no mundo. Considerando a ascensão de governos extremistas e as ofensivas contra a democracia e a escola pública, essas discussões têm sido cada vez mais importantes para o entendimento do tempo presente. Somado a esses elementos também se destaca a situação da Pandemia da Covid-19, vivenciada em todo o mundo, sobretudo entre os anos de 2019 a 2021, em que as instituições educacionais foram obrigadas a paralisarem suas atividades presenciais e ofertarem um formato de ensino que ficou conhecido por “ensino não presencial”, ou “ensino remoto”, em grande parte auxiliado por tecnologias da informação e comunicação.
Sobre as organizadoras
Raquel Aparecida Souza – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB). Mestre em Educação (UFU); Especialista em educação continuada e a distância (UnB) e Graduada em Pedagogia (UFU). Professora adjunta do curso de pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Cidadania (Polis), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Humanidades Digitais (NEPEHD), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho Docente: Políticas e Práticas Educacionais (NUFORPE). Editora adjunta da Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD) no período de 2019 até os dias atuais.
Leonice Matilde Richter – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFU, com Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho/PT. Mestre em Educação (UFU) e graduada em Pedagogia (UFU). Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia com atuação no curso de Pedagogia e nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Editora responsável da Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD). no período de 2017 até os dias atuais. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Cidadania (Polis).
Vilma Aparecida Souza – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFU. Mestre em Educação (UFU) e graduada em Pedagogia (UFU). Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, com atuação no Curso de Pedagogia e nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Editora adjunta da Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD), no período de 2017 até os dias atuais. Membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Cidadania (Polis) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Política e Práticas em Educação Especial (GEPEPES-UFU).
Participam da coletânea:
Amanda Melchiotti Gonçalves
Ana Karolina Sousa Silva
Antônio Gomes de Vasconcelos
Andréia Mello Lacé
Cosme Leonardo Almeida Maciel
Daniela Gomes do Nascimento
Danielle Xabregas Pamplona Nogueira
Dhyovana Guerra
Eduardo Danilo Ribeiro dos Santos Ravagnani
Fernanda de Moura Almeida
Geovana Ferreira Melo
José Conceição Silva Araujo
José Gaspar Rosa
Karla Fassio Franzin
Leonice Matilde Richter
Livia Silva de Souza
Lucia de Fatima Valente
Marcelo Bordin
Marina Ferreira de Souza Antunes
Maria Juliana Chaves de Sousa
Maria Simone Ferraz Pereira
Mariana Teixeira dos Santos
Rachel Galeno de Souza Oliveira Salton Pietroni
Raquel Aparecida Souza
Renata Manuelly de Lima Rego
Valdeney Lima da Costa
Vilma Aparecida Souza