Link para o Ebook:
https://drive.google.com/file/d/1N_XoZLG_mchR4Htxm_-zD33Ki80BkAQu/view?usp=sharing
Esta obra, organizada em forma de uma Coletânea, em dois volumes, é composta por capítulos que versam sobre a análise das políticas educacionais, do Estado neoliberal e dos ataques à democracia. Assumindo uma posição crítica, os(as) autores(as) apontam para a necessária resistência e luta em defesa de uma educação socialmente comprometida com um mundo mais justo. As relações entre o Estado neoliberal e as políticas educacionais é tema de discussão ao longo da história educacional no Brasil e no mundo. Considerando a ascensão de governos extremistas e as ofensivas contra a democracia e a escola pública, essas discussões têm sido cada vez mais importantes para o entendimento do tempo presente. Somado a esses elementos também se destaca a situação da Pandemia da Covid-19, vivenciada em todo o mundo, sobretudo entre os anos de 2019 a 2021, em que as instituições educacionais foram obrigadas a paralisarem suas atividades presenciais e ofertarem um formato de ensino que ficou conhecido por “ensino não presencial”, ou “ensino remoto”, em grande parte auxiliado por tecnologias da informação e comunicação.
Sobre as organizadoras
Raquel Aparecida Souza – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB). Mestre em Educação (UFU); Especialista em educação continuada e a distância (UnB) e Graduada em Pedagogia (UFU). Professora adjunta do curso de pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia, campus Pontal. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Cidadania (Polis), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Humanidades Digitais (NEPEHD), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Formação e Trabalho Docente: Políticas e Práticas Educacionais (NUFORPE). Editora adjunta da Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD) no período de 2019 até os dias atuais.
Leonice Matilde Richter – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFU, com Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho/PT. Mestre em Educação (UFU) e graduada em Pedagogia (UFU). Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia com atuação no curso de Pedagogia e nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Editora responsável da Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD). no período de 2017 até os dias atuais. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Cidadania (Polis).
Vilma Aparecida Souza – Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFU. Mestre em Educação (UFU) e graduada em Pedagogia (UFU). Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, com atuação no Curso de Pedagogia e nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma instituição. Editora adjunta da Revista Educação e Políticas em Debate (REPOD), no período de 2017 até os dias atuais. Membro Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Educação e Cidadania (Polis) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Política e Práticas em Educação Especial (GEPEPES-UFU).
Participam da coletânea:
Adrinelly Lemes Nogueira
Alexandre Silva Virginio
Cleuza Rezende Macedo
Daniê Regina Mikolaiczik
Danyela Martins Medeiros
Fabíola de Carvalho Leite Peres
Flávia Burdzinski De Souza
Gabriel Humberto Muñoz Palafox
Glênio Oliveira da Silva
Izabella Anaja Romão de Paula Nunes
Marcos Antonio Lima Pereira
Jádson Fábio de Araújo Marques
Jenifer Dias Ramos
Maria Célia Borges
Maria Simone Ferraz Pereira
Nadila Ferreira Dos Santos
Pamela Fonseca Costa
Roberta Schmith
Robson Antônio dos Reis Veiga
Rogeria Moreira Rezende Isobe
Rosemeri Birck
Sabrina Bucci Rosa
Shirleide Pereira da Silva Cruz
Silvana Maria Corrêa Tótora
Talita Alcalá Vinagre
Tatyanne Gomes Marques
Valéria Moreira Rezende
Wylana Cristina Alves de Souza