Livro que apresenta a síntese de um trabalho pioneiro no Brasil que abriu caminhos e preparou terreno para o crescente número de investigações que exploram as relações entre Linguagem e Educação em Ciências. Nele, Maria José Almeida articula discussões contemporâneas sobre a natureza do conhecimento e do discurso científico e suas impli-cações para o ensino, caracterizando a ciência como entidade social, cujas dimensões histórica e cultural estão intrinsecamente ligadas aos sistemas de representação simbólica que lhe são constitutivos. Assim, a autora propõe uma leitura original de questões, conceitos e práticas ligadas ao ensino e à aprendizagem das disciplinas científicas, em particular das relações entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico e dos papéis das linguagens comum e matemática na construção deste último.Num texto esclarecedor e acessível, a autora apresenta as bases teórico-metodológicas da análise de discurso francesa e, ao fazê-lo, discute a necessidade de problematizarmos as supostas neutralidade, objetividade e transparência da linguagem. Lembra-nos, ainda, por meio de análises empíricas de práticas de leitura de estudantes de ensino médio e licenciandos de Física, das relações entre discurso, ideologia e produção de sentidos. Rico em exemplos do campo da Física, o texto não exclui leitores que não sejam especialistas nesta disciplina. Ao contrário, revela e estimula, um diálogo entre diferentes áreas de conhecimento de interesse para um amplo espectro de leitores. Nele, estudiosos de discurso encontrarão reflexões fundamentadas no diálogo com cientistas e educadores, que revelam aspectos da ciência como prática discursiva. Já para professores de ciências e seus formadores, o livro é um convite a enxergar problemas conhecidos sob outros ângulos e perspectivas, a repensar práticas, papéis e atitudes, e a construir novos sentidos sobre ensinar e aprender ciências na escola.
SOBRE A AUTORA
Maria José P.M. de Almeida é livre-docente em Metodologia de Ensino: Física pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp, doutora em Ciências: Psicologia, e licenciada em Física pela Universidade de São Paulo. É docente da Faculdade de Educação da Unicamp desde o início dos anos 1980, onde coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência e Ensino - gepCE. Orientou diversas teses de doutorado e dissertações de mestrado, e tem inúmeras publicações nacionais e internacionais com temáticas da pesquisa em Educação em Ciências. Especificamente, sobre linguagem, leitura e ensino da ciência, co-organizou encontros e publicações, entre as quais o Cadernos Cedes: Ensino da Ciência Leitura e Literatura, e os livros: Linguagens, leituras e ensino da ciência (Mercado de Letras, ALB) e Textos de palestras e sessões temáticas III Encontro Linguagens, Leituras e Ensino da Ciência (Unicamp-FE-gepCE, ALB). Anteriormente, lecionou física e introdução às ciências experimentais no ensino médio e superior e trabalhou na Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências, onde traduziu, organizou e elaborou textos e equipamentos destinados ao trabalho em nível básico nas disciplinas de ciências.