Link para download do Ebook:
https://drive.google.com/file/d/1v6j6ja113RtP7wDBXY_HsolDEaYzhQWB/view
Conexões, dispersões e travessias, foram as palavras cheias de sentidos e significados que nos motivaram, coletivamente a organizar esse livro com reflexões e trajetórias de pesquisa. Perante a situação que temos vivido nos últimos anos, nos vimos imbuídas e imbuídos da necessidade e da vontade de contribuir para construção e compartilhamento de nossas produções artísticas, acadêmicas e culturais. O diálogo a partir das conexões entre diferentes campos de saber, reflexões sobre as apropriações da dança na contemporaneidade e sua importância na educação, na arte e no lazer, nos possibilitaram pensar sobre as dispersões e as travessias que nossos conhecimentos, sentimentos e práticas reverberam.
O livro foi organizado em três unidades temáticas que tem na educação, no lazer e arte/espetáculo um aporte de debates sobre a dança e sua diversidade metodológica e teórica. Os textos são fruto das pesquisas realizadas pelos membros do grupo e convidados.
Essa obra é dedicada à Universidade pública brasileira, como espaço físico, científico e cultural que possibilita ao povo brasileiro resistência, conhecimento e formação para as travessias necessárias em tempos tão difíceis! Viva ao povo brasileiro!
Sobre as organizadoras:
Elisângela Chaves – Pós-doutorado em Educação- UFRJ, com cooperação no curso de Dança da Universidade de Lisboa- Portugal, doutora e mestre em Educação pela FaE/UFMG, Pós- graduada em Dança Moderna Educacional – UFV, graduada em Educação Física- UFV. Professora da área de Dança no Curso de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG. Docente do Programa de Pós- graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer. Líder do Grupo de Pesquisas EduDança/ CNPQ, coordenadora do Programa de Extensão EduDança. Bailarina e coreógrafa. E-mail: elischaves@hotmail.com
Gustavo Pereira Côrtes – Doutor em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Estágio Doutoral na Université Paris 8 Vincennes – Sain-Denis, France. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bailarino e coreógrafo profissional registrado no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões de Minas Gerais (SATED-MG). Graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG e em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG). Docente do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes) na Escola de Belas Artes da UFMG, e do Mestrado Profissional em Rede em Educação Física Escolar (PROEF) na EEFFTO. Autor de vários livros sobre Dança, Arte e Folclore. Diretor da EEFFTO (Gestão 2017/2021 e 2021/2025) e diretor-geral do Grupo Sarandeiros desde 1997. E-mail: gustavocortesufmg@gmail.com
Participam da coletânea:
Aládia Cristina Rodrigues Medina
Alba Pedreira Vieira
Bruna D´Carlo Rodrigues de Oliveira Ribeiro
Caroline Cavalcante do Nascimento
Cláudia Márcia Barbosa
Cristiane Miryam Drumond de Brito
Elisângela Chaves
Fernanda Abbatepietro Novaes
Franklin Ribeiro Fernandes Negrão
Gustavo Pereira Côrtes
Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
Isabela Guerra
Jenifer Lourenço Borges Vieira
José Eustáquio de Brito
Jose Manuel Alvarez Seara
Julia Braga
Juliana de Paula
Karla Ysolina Uriarte-Torres
Laysa Gomes
Maria Gabriela Nascimento Velloso Ferreira
Mateus Marçal
Míriam Santiago Anastácio da Silva
Paola Luzia Gomes Prudente
Raquel de Magalhães Borges
Roseane do Socorro da Silva Matos Fernandes
Telma Rodrigues
Victor Augusto Valadares de Souza