COMPRE AQUI
Com uma abordagem renovadora e apaixonada pela educação, a autora traz a público uma proposta de sucesso para o ensino de literatura. Suas reflexões sobre leitura e ensino de literatura fazem parte de uma agenda atual sobre a busca de respostas para os problemas e as dificuldades encontradas pelos professores brasileiros nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica e na Educação para Jovens e Adultos (EJA). Com esse recorte, formula uma proposta pedagógica de fôlego e relevância para o ensino de literatura na contemporaneidade. A busca de uma perspectiva do prazer pela leitura literária a partir de sua dimensão social ratificar o caráter inovador e desafiador das reflexões acadêmicas deste livro. Nesse sentido, Maria de Fátima nos mostra uma nova possibilidade para o ensino de literatura sem o engessamento dos livros didáticos nem a imposição historiográfica de datas e obras, pois valoriza a experiência do leitor a partir do prazer da leitura e do contato com o texto literário. (Carlos Magno Santos Gomes, do Prefácio à primeira edição)
Sobre a autora
Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana (2003). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (2009). Pós-Doutorado em Estudos Literários, Linha de concentração Literatura e Recepção no Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (2020). Líder do grupo de pesquisa GEREL (Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e linguagens) e atua na linha (Auto)biografias literárias como recurso de resiliência. Coordenou o projeto de Iniciação Científica da graduação intitulado [Estudo da representação social do feminino negro nos textos do livro didático do ensino fundamental II triênio 2019 a 2021]. É professora Titular B de literatura brasileira da Universidade do Estado da Bahia desde 1996 e professora do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural da UNEB, Campus II Alagoinhas; atuando também como coordenadora da Linha 2 (Letramentos, Identidades e formação de educadores). Autora das obras – Leitura literária na escola desafios e perspectivas de um um leitor (2012), Um nordeste literário em verso e prosa (2020); organizadora das obras: Educação em tempos atuais (2017) e Letramentos, Identidades e formação (2018), Letramento e tecnologia em pesquisa na formação do educador (2020), Letramentos, identidades e formação de educadores: pesquisa, formação e práxis pedagógica (2020), entre outros artigos e capítulos de livros publicados no exercício 2012-2021. Atua também como pesquisadora do CNPq.