COMPRE AQUI
A questão da Alfabetização e a do Letramento foi objeto de pesquisa de um grupo temático, na Faculdade de Educação/ Unicamp, formado por doutorandos, mestrandos e graduandos, que se reunia regularmente, durante o segundo lustro dos anos 80, discutindo esses temas.
A partir dos anos 90, surgiram questões que colocaram novos desafios de natureza teórica e metodológica. Um deles foi sobre a constituição do sujeito como leitor autônomo. Especificamente: por que há adultos que têm uma relação íntima com as práticas sociais de leitura enquanto que outros demonstram total afastamento dessas práticas?
Tais questões passaram a ser discutidas e logo ficou claro que se estava lidando com um objeto que extrapolava a dimensão cognitiva, cujo foco caracterizava os trabalhos até então: tratava-se de um tema que incluía a dimensão afetiva, nas relações que se constituem entre o sujeito e os diversos objetos e práticas culturais. Isso exigia uma base teórica que atendesse as demandas da pesquisa, coerente com a orientação que o grupo já havia assumido. Nesta perspectiva, o encontro com a teoria de Henri Wallon ocorreu quase que naturalmente.
Assim, o grupo foi, gradualmente, alterando o seu objeto de estudo, passando a focar a dimensão afetiva no processo de constituição do sujeito. No mesmo sentido, passou a centrar a atenção na mediação pedagógica, desenvolvida pelo professor em sala de aula, tentando identificar os inevitáveis impactos afetivos dessa mediação nas relações que se estabelecem entre o sujeito e os diversos objetos em questão. Este livro apresenta textos de pesquisa cujo eixo foca a relação entre Afetividade e o planejamento das condições de ensino/aprendizagem.
SOBRE O ORGANIZADOR
Sérgio Antônio da Silva Leite – Psicólogo. Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor Titular no Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Unicamp. Coordena o Grupo do Afeto, vinculado ao grupo de pesquisa ALLE/AULA da FE/Unicamp. Organizou as seguintes obras relacionadas com o tema da Afetividade: “Afetividade e Práticas Pedagógicas” (Ed. Casa do Psicólogo, 2006), “Afetividade e Letramento na EJA” (Cortes Ed. 2013) e “Afetividades, as marcas do professor inesquecível” (Mercado de Letras 2019). Atua na área da Psicologia Escolar e Educacional desde 1973. Atualmente, desenvolve pesquisas na área da Afetividade, processo de Ensino-Aprendizagem e Pedagogia Universitária. Email: sasleite@uol.com.br.
PARTICIPAM DA COLETÂNEA
Adriano Caetano Rolindo
Alba Cristhiane Santana
Andrea Maria Martins Chiacchio
Cinthia Vieira Brum
Daniela Gobbo Donadon
Elvira Cristina Martins Tassoni
Isabela Ramalho Orlando
Isabella Leão Gasparini
Kalyne Jeuken Teixeira
Natália Mazzilli Dias
Valéria Araújo Lima
Vanja Ramos Vieira de Campos