Compre aqui
O debate atual sobre as políticas públicas educacionais, num contexto de pandemia, de políticas restritivas e de ataques frontais ao financiamento, a gestão e à ciência no Brasil, com destaque para a educação superior é o que tratam os 17 capítulos dessa coletânea intitulada A Educação Básica e Superior em tempos de políticas restritivas no Brasil. Os textos apresentam resultados de pesquisas sobre as políticas adotadas no país para a educação e que materializa o projeto de governo de extrema direita conservadora com a retirada e flexibilização de direitos históricos dos trabalhadores e trabalhadoras da educação; cortes brutais no financiamento das universidades públicas e no fomento à pesquisa; expansão da educação a distância; mercantilização e financeirização do ensino superior, dentre outras medidas.
Sobre as autoras
Silmara Terezinha Freitas é Doutoranda (2020) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc. Mestre em Educação (2019). Graduada em Física (2006) e, em Matemática (2011). Especialista (lato sensu) em Física e Matemática (2008) e, em Coordenação Pedagógica (2015). Professora de Física e Matemática na rede pública de ensino do Estado de Santa Catarina, desde o ano de 2004. Docente na educação superior nas Faculdades Senac, Chapecó/SC, Horus, Pinhalzinho/SC e Unoesc, com experiência nas áreas das Engenharias, Finanças e Formação de professores. Consultora educacional. Pesquisadora de Políticas Públicas de Avaliação Educacional e Accountability. Email: silmara.fisica@gmail.com
Maria de Lourdes Pinto de Almeida é Coordenadora da Rede Iberoamericana de Pesquisa em Educação Superior – RIEPPES, Coordenadora do Geppes SUL, sediado na UFSM, Vice coordenadora do Giepes / FE, Unicamp, SP, Editora Fundadora Associada da Revista Internacional de Educação Superior – RIESup – Unicamp, Pesquisadora Produtividade CNPq, Docente Pesquisadora da UFSM e Coordenadora da Coleção Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador da Editora Mercado de Letras.