Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Explorando as Fronteiras do Conhecimento

Interlocuções Entre Poíticas Públicas Educacionais e Processos Pedagógicos

 

• Marco André Serighelli
• Maria de Lourdes Pinto de Almeida
• Marlon Sandro Lesnieski

Compre aqui

O conhecimento produzido na área de Educação, sobremaneira aquele  proveniente da Pós-Graduação, permite a incidência de estudos para registrar sua trajetória, prover avaliações críticas e incentivar novas investigações. Um caminho que permite tal avanço no campo do conhecimento científico, é a construção do Estado do Conhecimento, o qual permite que o pesquisador identifique o que já foi produzido e possa assim preencher lacunas, bem como avançar em novos conhecimentos. Esta é a proposta deste livro. Vale a pena ressaltar que o Estado do Conhecimento, conforme Morosini (2021)é um tipo de metodologia bibliográfica, cada vez mais utilizada para analisar e estabelecer o estado corrente das pesquisas em certa área do conhecimento. Esta atividade consiste na “[...] identificação, registro, categorização que levem à reflexão e síntese sobre a produção científica de uma determinada área, em um determinado espaço de tempo, congregando periódicos, teses, dissertações e livros sobre uma temática específica.” (Morosini; Fernandes, 2014, p.155). Nesse sentido, o Estado do Conhecimento nos leva ao desvelamento do campo científico, no qual, o reconhecimento da historicidade da produção no campo científico outorga o resgate, valorização e análise do conhecimento já produzido, levando o pesquisador a identificar possíveis lacunas na produção já existente. A obra que ora apresentamos, constitui uma dessas iniciativas, acompanhada de um propósito de compartilhar estudos e reflexões, movimentos e posicionamentos pautados em leituras críticas acerca das políticas e processos educativos, que servem de estofo para as análises das pesquisas sobre o Estado do Conhecimento. Vale a pena conferir! (Malu Almeida, Marlon Lenieski e Marco Seriguelli)

 

 

Sobre os organizadores

 

Marco André Serighelli – Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (2003). Especialização em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas nas Organizações pelo Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC/ Campus de Videira (2006). Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Doutorando em Educação na linha de pesquisa Educação, Políticas públicas e Cidadania pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. É professor do Ensino Superior. Atua também no NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico) da Unoesc Videira. Possui experiência na área de Gestão Escolar, Orientação Educacional, Orientação de Estágio, Filosofia, Sociologia e Antropologia. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Direito, Pedagogia, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis da UNOESC Videira. E-mail: marco.serighelli@unoesc.edu.br.

 

Maria de Lourdes Pinto de Almeida – Historiadora e Pedagoga, Mestre e Doutora em História, Filosofia e Educação pela Unicamp. Pós doc em Ciência, Tecnologia e Educação sob a supervisão do Prof. Dr. Renato Dagnino da Unicamp. Docente Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria- UFSM. Editora Fundadora Associada da Revista Internacional de Educação Superior – RIESup da Unicamp. Coordenadora adjunta do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas – GIEPES- Unicamp. Coordenadora do GEPPES SUL e da Rede Iberoamericana de Processos e Políticas de Educação Superior – RIEPPES, ambos vinculados ao GIEPES da Unicamp. Coordenadora da Coleção Educação Geral, Educação Superior e Formação Continuada do Educador da Editora Mercado de Letras. Bolsista Produtividade PQ CNPq (2019-....) Email: malu04@gmail.com.

 

Marlon Sandro Lesnieski – Doutorando em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC (Bolsista PROSUC/CAPES, na Modalidade II). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS 2012). Especialista em Criação e Produção em Comunicação pela UNOESC (2009). Bacharel em Comunicação Social pela UNOESC (2007). Licenciado em História (UNIASSELVI, 2022). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação Superior da Região Sul – GEPES Sul, sediado na UFSM e vinculado ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior – GIEPES – UNICAMP. Atuou como professor no curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc (2012-2020) e em outros cursos da área de ciências sociais e da educação. Editor dos Anais Eletrônicos de Comunicação Social (2017-2020). Pesquisador da Rede Ibero-americana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior – RIEPPES, articulada a Rede GIEPES da UNICAMP e uma das patrocinadoras da Revista Internacional de Educação Superior – RIESup da Faculdade de Educação da UNICAMP. Editor de Marketing e Comunicação Digital da Revista Internacional de Educação Superior – RIESup- UNICAMP (QUALIS A3). Atualmente é professor dos cursos da área de Gestão e Negócios do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC/SC. Email: marlon.lesnieski@unoesc.edu.br.

 

Participam da coletânea

 

Aline Bettiolo dos Santos

Ana Cristina Coll Delgado

Andreia Aparecida Simão

César Tello

Daniele Martini

Deise Cristiane de Luca

Diego Palmeira Rodrigues

Elton Luiz Nardi

Fernanda dos Santos Paulo

Juceli Baldissera Felckilcker

Ketlin Elís Perske

Lizete Camara Hubler

Lorita Helena Campanholo Bordignon

Maiara Elis Lunkes

Márcio Giusti Trevisol

Marco André Serighelli (org.)

Maria de Lourdes Pinto de Almeida (org.)

Maria Teresa Ceron Trevisol

Marilda Pasqual Schneider

Marilia Costa Morosini

Marlon Sandro Lesnieski (org.)

Michele Blind de Morais

Mônica Tessaro

Pricila Kohls-Santos

Roque Strieder

Rosane Carneiro Sarturi

Silmara Terezinha Freitas

Vandressa Proner Chiamulera

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-745-9
Páginas: 480
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2023
 
 
Formas de Pagamento