|
|
|
Detalhes da Obra |
Mercado de Letras • |
|
|
Políticas Curriculares e as Inovações (Neo)Conservadoras |
(Trans)Bordamentos Desafios e Ressignificações
|
|
|
|
2020... ano que o mundo parou pela chegada de um vírus desconhecido. A ciência voltou-se a estudar e identificar os desafios da doença causada pelo SARS-Cov-2, da família coronavírus; a economia ficou estagnada; a cultura e arte, vezes parada ou apenas de modo virtual; a Educação – e nós, que a fazemos –, não pudemos e nem tivemos o direito de parar. Reflexo da pandemia em meio ao caos político, que sustenta a necropolítica, o neoliberalismo e, sobretudo, a banalização da vida versus morte.
Reflexo também de um contexto neoconservador, que nos põe em xeque pensar sobre as adversidades da/na educação. E é neste sentido, ou melhor, de encontrar sentido, na tentativa de (trans)bordar, trazer à tona os desafios e pensar algumas ressignificações, que os textos deste livro se inserem.
Um livro que traz marcas, identidades, reflexões... Um livro que, por ser científico, apresenta, anuncia e denuncia, diversas histórias, memórias, pesquisas, culturas, diversidades, indagações, pensamentos, convergências e divergências de diferentes regiões do Brasil, sobre as Políticas curriculares e as inovações (neo)conservadoras.
Sobre os organizadores
Ana Cláudia da Silva Rodrigues -- Possui em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Paraíba (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Atualmente é professora do Magistério Superior da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, currículo, educação integral, educação do campo e formação de professores. Editora da Revista Espaço do Currículo. Credenciada no Programa de Pós- graduação em Educação-UFPB, na linha de Políticas Educacionais. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; membro dos Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Práticas Educativas; Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de conhecimentos – UFES. ORCID: http://orcid.org/0000- 0001-6621-1861.
Ângela Cristina Alves Albino -- Professora da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares - GEPPC. Editora da Revista Espaço do Currículo. Doutora em Educação, na linha de Políticas Educacionais (UFPB). Tem mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2010) e Mestrado Interdisciplinar em Ciências Da Sociedade, pela Universidade Estadual da Paraíba (2006). Especialista em Formação do Educador (UEPB). Graduada em Pedagogia e muito tempo de vida como Professora da Educação Básica.
Franklin Kaic Dutra-Pereira-- Curriculista das Ciências da Natureza. Um dos doutores mais jovens do Brasil em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN). Curioso por me/se tornar professor de Química (UFCG/CES). Semeou saberes, defendeu a ciência e combate o negacionismo enquanto professor da Educação Básica (2017) e hoje professor do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores da UFRB. Persistente na defesa da democracia, da universidade, da escola, da diversidade e da formação docente em Química na UFRB/CFP. Líder do Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [(auto).bio.gráficas] e Argumentação em Educação Cientícia – RESSONAR/UFRB. Membro do GEPPC/UFPB. Sócio da ABRAPEC e da SBEnQ. Repudia o neofascismo e destitui mito com conhecimento científico. E-mail: franklinkaic@ufrb.edu.br.
Maria Zuleide da Costa Pereira -- Professora titular da UFPB, vinculada ao Departamento de Habilitações Pedagógicas desde 1994. Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e em Pedagogia pela UFPB. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – SP. Pós Doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é professora da disciplina Currículo e Trabalho Pedagógico nos cursos de Licenciaturas e atua na área de Políticas Educacionais (PE) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pesquisa as políticas curriculares da Educação Básica transversalizadas por questões que envolvem o currículo. Membro do GEPPC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares). E-mail: mzulpereira4@gmail.com
Rute Pereira Alves de Araújo -- Possui graduação em Pedagogia (UEPB); Especialização em Educação (UFCG), mestrado em Letras - Literatura e Ensino - (UFCG) e doutorado em Educação (PPGE/UFPB), com pesquisa desenvolvida na linha de Políticas Educacionais/currículo.Professora Adjunta II da Unidade Acadêmica de Educação da UFCG - Campina Grande/PB.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, currículo, políticas curriculares, metodologia, leitura literária infantil e juvenil, lúdico e educação infantil. É pesquisadora integrante: do GEPPC/UFPB - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares e do Grão/UFCG - Grupo de estudos e pesquisas infâncias, educação infantil e contextos plurais. Integrante do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI).
Saimonton Tinôco -- Curioso por conhecer as questões do desenvolvimento e da aprendizagem nos humanos, começou ensinando às crianças e agora se dedica aos professores na UFPB, Campus II, Areia/PB. Graduado em Pedagogia (UFRN), Doutor em Educação Especial (UFSCar). Líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa A[travessa]mentos (UFPB/IFSP) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares – GEPPC (UFPB). Entende que a Ciência, sozinha, não dá conta de respostas, por isso tem se aproximado da Arte e da Filosofia enquanto campos de estudo que dialogam com a Educação. Sonha com um mundo melhor, por isso não apoia o governo que está comandando o Brasil e nem as posturas fascistas que têm se manifestado fortemente na atualidade.
Participam da coletânea
Adriana Aparecida de Souza
Ana Cláudia da Silva Rodrigues
Ana Luísa Alves
Ana Thamiris Batista de Farias
André Henrique Faria
Ângela Cristina Alves Albino
Anne Karoline Cantalice Sena
Antônio Ferreira
Camila Ferreira da Silva
Carlos Eduardo Ferraço
Clívio Pimentel Júnior
Crisliane Boito
Damião Rocha
Dante Henrique Moura
Diego Miranda da Silva
Eunice Pereira da Silva
Francisca Helena Batista Ribeiro
Franklin Kaic Dutra-Pereira
Gessica Mayara de Oliveira Souza
Givanildo da Silva
Janssen Felipe da Silva
Jessyca Priscylla de Oliveira Nascimento
João Paulo de Lorena Silva
Jorge Luis Umbelino de Sousa
José Diógenes dos Santos Filho
Joseval dos Reis Miranda
Josimere Serrão Gonçalves
Joyce Otânia Seixas Ribeiro
Júlio César Augusto do Valle
Kátia Patrício Benevides Campos
Kléber Neves Marques Júnior
Lindalva José de Freitas
Lucilia Vernaschi de Oliveira
Marco Antonio Oliva Gomes
Marcos Antonio Batista da Silva
Maria Beatriz da Silva Santos
Maria Carolina da Silva Caldeira
Maria Zuleide da Costa Pereira
Marlucy Alves Paraíso
Mateus Fonseca dos Santos
Matheus Vieira da Silva
Max Alexandre da Silva
Michele Guerreiro Ferreira
Natálya Rubert Wolff Camy
Nathalia Fernandes Egito Rocha
Rafaela dos Santos Lima
Rayane Pereira dos Santos
Rute Pereira Alves de Araújo
Saimonton Tinôco
Sheila Costa de Farias
Thamyres Ribeiro da Silva
Vanessa Campos de Lara Jakimiu
Vinícius Moreira Sousa de Jesus
|
|
|
|
|
|
|
|
Por: R$ 0,00 |
|
ISBN: |
978-85-7591-599-8 |
Páginas: |
396 |
Formato: |
14 x 21 cm |
Altura: |
21 cm |
Largura: |
14 cm |
Profundidade: |
2 cm |
Acabamento: |
Brochura |
Edição: |
1ª |
Idioma: |
Português |
Ano: |
2022 |
|
|
|
|
|
|
|