Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Por Perspectivas Críticas e Decolonias

Narrativas de Esperança

 

• Helenice Joviano Roque de Faria
• Rosana Helena Nunes

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

(Re)tomar o passado e (res)significá-lo constitui empreender caminhos que possam “libertar” a alma dos aprisionamentos vividos e regar, com as esperanças arrancadas da velha “Caixa de Pandora”, o tempo presente. Entretanto, não nos enganemos: quando acionamos as memórias somos capazes de perceber quantos eventos ou acontecimentos, permeados pelo apagamento, pela  inclusão, pela exclusão e/ou até mesmo pelo silenciamento de nossas vozes, que incons-cientemente, como no manusear de um livro, viramos a página num gesto de esquecimento.

Querid@s leitor@s, o que tens em mãos são reflexões sobre (a)diversos contextos de ensino/aprendizagem e, apontamentos contundentes para as  mudanças de paradigma  urgente na/para a educação linguística.

 

 

Sobre as organizadoras

 

Helenice Joviano Roque de Faria é Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT-Cáceres/MT. Especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas). Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio Doce em Língua Portuguesa/Inglesa (1998) e Universidade do Federal de Mato Grosso - Língua Espanhola (2011). Tem como foco de pesquisa as Políticas de Formação Docente em âmbito Inicial e Contínua (Língua Portuguesa), Formação e Letramento Racial, Literatura Racial e Leituras Semióticas. É membro do Grupo de “Estudos Críticos e Avançados em Linguagem” – GECAL CNPq/UnB. Administradora do canal educativo no You Tube palavrasEMmovimento.

 

Rosana Helena Nunes é docente da Faculdade Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC/SP). Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Pós-doutora no Programa de Filosofia e Educação da Universidade de Campinas (Unicamp). Finalizei meu estágio pós-doutoral pela na Universidade de Brasília (UnB), em junho/22, Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade de Brasília (UnB), alinhado ao Grupo GECAL (Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens), sob a supervisão do Prof. Kleber Silva, pesquisa intitulada Educação Profissional e Tecnológica e ensino de Língua Portuguesa em tempo de crise: perspectivas, interfaces e desafios para uma Educação Humanizadora. Áreas de interesse: Políticas linguísticas, multimodalidade da linguagem, gêneros discursos.

 

 

Participam da coletânea:

 

Ademar Soares Castelo Branco

Avram Stanely Blum

Jaqueline Lopes Carneiro Pereira

Lauana Cristina de Sousa Gadelha

Luciana Brandão Dourado

Maria Madalena do Sacramento Rocha

Ofélia Maria Imaculada

Sara Cristina Gomes Pereira

Sílvia Penna

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-672-8
Páginas: 256
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 160 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2023
 
 
Formas de Pagamento