CLIQUE AQUI PARA COMPRAR
(Re)tomar o passado e (res)significá-lo constitui empreender caminhos que possam “libertar” a alma dos aprisionamentos vividos e regar, com as esperanças arrancadas da velha “Caixa de Pandora”, o tempo presente. Entretanto, não nos enganemos: quando acionamos as memórias somos capazes de perceber quantos eventos ou acontecimentos, permeados pelo apagamento, pela inclusão, pela exclusão e/ou até mesmo pelo silenciamento de nossas vozes, que incons-cientemente, como no manusear de um livro, viramos a página num gesto de esquecimento.
Querid@s leitor@s, o que tens em mãos são reflexões sobre (a)diversos contextos de ensino/aprendizagem e, apontamentos contundentes para as mudanças de paradigma urgente na/para a educação linguística.
Sobre as organizadoras
Helenice Joviano Roque de Faria é Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT-Cáceres/MT. Especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas). Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio Doce em Língua Portuguesa/Inglesa (1998) e Universidade do Federal de Mato Grosso - Língua Espanhola (2011). Tem como foco de pesquisa as Políticas de Formação Docente em âmbito Inicial e Contínua (Língua Portuguesa), Formação e Letramento Racial, Literatura Racial e Leituras Semióticas. É membro do Grupo de “Estudos Críticos e Avançados em Linguagem” – GECAL CNPq/UnB. Administradora do canal educativo no You Tube palavrasEMmovimento.
Rosana Helena Nunes é docente da Faculdade Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC/SP). Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Pós-doutora no Programa de Filosofia e Educação da Universidade de Campinas (Unicamp). Finalizei meu estágio pós-doutoral pela na Universidade de Brasília (UnB), em junho/22, Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), da Universidade de Brasília (UnB), alinhado ao Grupo GECAL (Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens), sob a supervisão do Prof. Kleber Silva, pesquisa intitulada Educação Profissional e Tecnológica e ensino de Língua Portuguesa em tempo de crise: perspectivas, interfaces e desafios para uma Educação Humanizadora. Áreas de interesse: Políticas linguísticas, multimodalidade da linguagem, gêneros discursos.
Participam da coletânea:
Ademar Soares Castelo Branco
Avram Stanely Blum
Jaqueline Lopes Carneiro Pereira
Lauana Cristina de Sousa Gadelha
Luciana Brandão Dourado
Maria Madalena do Sacramento Rocha
Ofélia Maria Imaculada
Sara Cristina Gomes Pereira
Sílvia Penna