Link para a compra:
https://www.amazon.com.br/dp/B0CPGWTJ8L
COMPRE AQUI
Línguas e Literaturas na Fronteira Sul: estudos linguísticos, literários e socioculturais na Educação é uma obra que pretende ser um convite aos interessados em temas relacionados às linguagens, à educação e às políticas públicas, ao ensino, à aprendizagem e à formação docente, em suas diversas possibilidades, com foco na tríade ensino, pesquisa e extensão. A proposta almeja a valorização da diversidade linguística e do seu estudo, a ampliação do intercâmbio de conhecimentos, a possibilidade de potencializar novas investigações e diferentes análises, bem como a integração entre ensino superior e ensino básico, a partir da interação de seus partícipes. Espera-se que o conteúdo desta coletânea seja provocador, ao resultar em contrapalavras, no processo dialético de interação constante, de construção de significados e de produção de novos sentidos à leitura.
Sobre os organizadores
Aline Cassol Daga Cavalheiro – Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na área de Língua Portuguesa. Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada – NELA, da UFSC; vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski (GEPEVI) e membro do Grupo de Pesquisa Lingua(gem), discurso e subjetividade (UFFS). Integra também o Grupo de Pesquisa Interinstitucional Estudos Dialógicos da Linguagem: contribuições para pesquisas em Linguística Aplicada nos contextos escolares e não escolares (UNIOESTE).
Cláudia Lopes Nascimento – Professora do Curso de Letras - Vernáculas e Clássicas, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora (2007) em Filologia e Linguística Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestra (2000) em Estudos da Linguagem e Graduada (1989) em Letras Vernáculas, com Especialização (1998) em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua, principalmente, nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, ensino de língua portuguesa, letramentos multissemióticos, ferramentas tecnológicas na educação, gêneros discursivos e transposição didática.
Cleusa Inês Ziesmann – Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutora em Educação (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências (Unijuí). Especialista em Interpretação, Tradução e Docência de Língua Brasileira de Sinais (Uníntese). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Especialista em Educação Especial Inclusiva (UNIASSELVI). Graduada em Pedagogia/Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial/Inclusiva – GEPEI.
Demétrio Alves Paz – Professor Associado de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo (RS). Doutor (2011) em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Estágio Pós-Doutoral (2015) em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Graduado (2000) e Mestre em Letras pela mesma instituição. Atua na área de Literatura, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura afro-brasileira, Ensino de Literatura, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Infanto-Juvenil e Teoria da Literatura.
Márcia Adriana Dias Kraemer – Professora de Graduação e de Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutora (2013) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestra (2003) em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Graduada (1999) em Letras (UEM); Estágio Pós-doutoral (2019-2020) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua na área de Linguística Aplicada, com estudos em perspectiva dialógica da linguagem e de práticas discursivas para os (multi)letramentos, em contexto escolar/acadêmico, bem como para a formação inicial, permanente e continuada de professores.
Participam da coletânea
Adriana Delmira Mendes-Polato
Aline Cassol Daga Cavalheiro
Ana Carolina Teixeira Pinto
Caroline Mallmann Schneiders
Claci Ines Schneider
Cláudia Andrea Rost Snichelotto
Cláudia Lopes Nascimento
Cleusa Inês Ziesmann
Demétrio Alves Paz
Denize Terezinha Teis-Adamante
Edemar Rotta
Eliana Rosa Sturza
Gilson Luís Voloski
Hélcius Batista Pereira
Henry Daniel Lorencena Souza
Jessica Paula Vescovi
Jefferson Januário dos Santos
Juliano Pereira
Lívia Letícia Belmiro Buscácio
Márcia Adriana Dias Kraemer
Marcos de França
Marcus V. L. Fontana
Margarida da Silveira Corsi
Marilene Aparecida Lemos
Natalia dos Santos Figueiredo
Natanael Lima-Souza
Pamela Tais Clein Capelin
Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh
Pedro Henrique Dettoni da Silva
Pollyanne Bicalho Ribeiro
Roberta Flores Pedroso
Roberto Carlos Ribeiro
Rodrigo Acosta Pereira
Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
Sonize Lepke
Terezinha da Conceição Costa-Hübes
Willian Mainardes Waiga