Link para Download:
https://drive.google.com/file/d/1aOigfZhgJaFfR26D1JCJ359etuftlga8/view?usp=drive_link
“Vivemos um momento histórico complexo, porém, cheio de possibilidades, de reconstrução da educação pública brasileira, em que a esperança, a força de vontade e a organização coletiva se fazem sobremaneira necessárias. Tal processo de reconstrução perpassa por todos os níveis e modalidades educacionais, em que teremos que lidar com muita coragem com os impactos destruidores dos últimos governos, sobretudo, o de Temer e o de Bolsonaro. Sofremos golpes e impactos profundos e agora nos reerguemos em resistência e superação de concepções muito amplas de educação e formação humana que “contaminaram” as políticas educacionais, a formação de professores, as orientações curriculares, as concepções de ensino e as práticas educacionais. As ideias e ideais do neoliberalismo, do neoconservadorismo, do empreendedorismo e neotecnicismo, mais precisamente, são, talvez, as concepções que mais se entranharam no campo educacional. (...) Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) não são poucos os desafios a serem enfrentados, as políticas a serem revistas e recuperadas, as concepções a serem resgatadas e revalorizadas. (…) Não temos tempo para meias verdades (…) É preciso compromisso intelectual e político ético de todas e todos que atuam e pesquisam. (…) A obra que a leitora e o leitor têm em mãos é exatamente isso: crítica, compromisso, transformação”.
Sobre os organizadores
Josué Vidal Pereira – Licenciado em História pela Fundação Universidade do Tocantins (2001), Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras (2004), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2011) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2018). Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia. É pesquisador do Financiamento da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos na linha de pesquisa Políticas Públicas da Educação Profissional e Tecnológica. E-mail: josue.pereira@ifg.edu.br. ORCID: 0000-0003-0210-3137.
Sebastião Cláudio Barbosa – Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2003) e doutorado em Educação também pela UFG (2017). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Interdisciplinaridade e epistemologia. Tem atuado e pesquisado, também, os seguintes temas: educação profissional, Proeja, educação pública na modalidade EJA e práticas docentes em ensino de História. Discute, a partir do materialismo histórico e dialético: felicidade (gozo social), totalidade e contradição, interdisciplinaridade, políticas públicas para a educação, formação integrada e currículo integrado, o método de Vygotsky, avaliação formativa e ética não-normativa. E-mail: sebastiao.barbosa@ifg.edu.br. ORCID: 0000-0001-9496-3454.
Participam da coletânea:
Ana Cecília dos Santos Gumerato
Claudia Borges Costa
Cláudia Helena dos Santos Araújo
Clisivânia Duarte de Souza
Guenther Carlos de Almeida
Idayany Araújo Cardoso de Almeida
Juliana Damando Vaz
Lenir de Jesus Barcelos Coelho
Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro
Mariglei Severo Maraschin
Rebeka Nínive Godoy
Shirley Bernardes Winter