Ebook disponibilizado por meio do Programa Capes / Proap:
https://drive.google.com/file/d/1jUfB0iEgWUxFpZtUBe4FPK0h2O5FdOs8/view?usp=sharing
Os estudos decoloniais têm se tornado foco de grandes discussões, debates e estudos de pesquisadores da linguagem. Isso se deve à sua grande relevância para o entendimento de práticas sociais que tolheram e subalternizaram pessoas que sofreram e sofrem até hoje os resultados da colonização e pós colonização. Temas que concentram parte dos textos aqui apresentados, que discutem essas teorias em vários contextos de produção da linguagem. Já os multiletramentos tomam conta de questões amplamente discutidas nos espaços acadêmicos e fora deles. Porém, carecem ainda de muita atenção para quem se debruça em entender e discutir a linguagem nos seus mais diversos e complexos contextos de realização.
Esta coletânea intenta contribuir para essa efervescência de ideias com textos que objetivam efetivamente motivar e suscitar ainda mais debates, estudos e discussões a fim de talvez plantar uma semente no caminho da luta contra todo tipo de intolerância e preconceito. Um caminho com novas posturas e possibilidades que vão além dos muros das universidades e escolas. Os textos aqui apresentados nos propiciam um olhar cuidadoso e ao mesmo imperativo da urgência de novas posturas – a beleza que a linguagem, enquanto prática social, pode nos proporcionar.
Sobre as organizadoras
Anair Valênia é Pós-doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília-UNB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Professora Adjunta do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão (IEL/UFCAT). Coordenadora do GEGDEL-Grupo de Estudos em Gêneros Discursivos e Ensino de Línguas. Membro da American Organization of Teachers of Portuguese-AOTP. Membro da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira-SIPLE.
abíola Sartin é Pós-doutora em Letras pela UNIFESP – Guarulhos, doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Campus de Araraquara. Graduada em Letras – Licenciatura em Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Professora Adjunta do Instituto dos Estudos da Linguagem e do Programa de \pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Catalão, Coordenadora do Centro de Línguas. Orienta pesquisas na área de formação de professores e análise do discurso Sistêmico-Funcional, mais especificamente, com o foco no estudo da avaliação na linguagem - sistema de avaliatividade Appraisal System.
Participam da coletânea:
Adriana Aparecida da Silva
Ana Caroline Czerner Volkart
Atilio Butturi Junior
Edna Cristina Muniz da Silva
Antonio Henrique Coutelo de Moraes
Elisângela Ladeira de Moura Andrade
Francisco Ednardo Duarte
Gláucia Cristina Maia Rega Serra
Helena Maria Ferreira
Iverson Kachenski
Jaciluz Dias
Kleber Aparecido da Silva
Kleissiely de Castro
Luciane Kirchhof Ticks
Maísa Helena Brum
Marcio Beltrão
Renato Caixeta da Silva
Rosana Helena Nunes
Solange Maria de Barros
Tânia Guedes Magalhães