Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Palavra de Professor (A)

Tateios e Reflexões na Prática da Pedagogia Freinet Gláucia de Melo Ferreira (org.)

• Gláucia de M. Ferreira

A proposta desse livro é trazer ao leitor e à leitora as situações de dia-a-dia de uma escola, fazendo isso a partir dos pontos de vista e das palavras das professoras e professores. Nosso desejo é dialogar, contar "causos" do nosso cotidiano e compartilhar algumas de nossas reflexões, um pouco dos tateios que fazemos ao praticar a Pedagogia Freinet. Para esse diálogo escolhemos um fio condutor, um eixo central: relatar nossas vivências com as crianças e os adolescentes, enfocando os instrumentos da Pedagogia Freinet.

A escolha desse fio condutor aumenta a responsabilidade de explicitar nossa compreensão de que a Pedagogia Freinet não é um conjunto de técnicas, um receituário a ser seguido. Ao adotarmos esses instrumentos, as concepções de educação que os criaram se revelam, remetendo-nos a novas reflexões. Por outro lado, ao falarmos desses instrumentos, a prática se desvela com mais clareza, favorecendo um diálogo mais vivo com aqueles que nos lerão.

Uma outra proposta da obra é a de dar visibilidade à palavra de professoras e professores, que na sua prática cotidiana produzem saberes. Acreditamos que este seja um passo na direção de realizar uma tarefa essencial: resgatar o valor da nossa profissão diante da sociedade. Ao assumirmos a responsabilidade pelo ato de educar, sem nos perdermos em sentimentos de culpa pelos males da educação, construímos respostas possíveis. Sem ficarmos somente esperando as respostas e prescrições de outros especialistas, queremos propor o diálogo, mostrando nossos tateios e reflexões. Com esse passo esperamos mostrar o que há, talvez, de mais bonito na educação: seu estado constante de vir a ser, sua incompletude, como nos diria o querido mestre Paulo Freire.
 


 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 85-7591-020-5
Páginas: 200
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento