Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Escola -- Lugar para Desenhar, Narrar, Falar e Aprender Sobre o Tempo

De R$ 64,00

 

  • Selma Nascimento Vilas Boas
  • Adair Mendes Nacarato

 

Aqui apresentamos a pesquisa realizada com crianças de 4 e 5 anos em uma  escola pública de Educação Infantil do município de Campinas, onde a pesquisadora, que atuava no cargo de Diretora, estabeleceu uma parceria com a professora da turma.

Os objetivos da pesquisa foram: identificar os marcadores temporais que as crianças utilizam em suas falas e desenhos, identificar as noções de tempo explicitadas por elas em contextos planejados para discutir o tema, captar o movimento de circulação do vocabulário relativo ao tempo em sala de aula e observar a forma como as crianças vão se apropriando dele.

Pensamos numa obra para professores e para pesquisadores, visto haver pouca publicação sobre essa temática para a Educação Infantil. Planejamos uma escrita que dialogue com o professor, dando-lhe pistas sobre práticas de sala de aula. Para isso, usamos o recurso de boxes laterais para estas nossas conversas. Nosso desejo é que esta obra contribua para práticas docentes na infância  e para pesquisas com crianças.

 

Sobre as autoras

 

Adair Mendes Nacarato é graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1975), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Realizou estágio de pós-doutoramento junto ao PPGE da UFRN no campo dos estudos biográficos. Atualmente é docente da Universidade São Francisco, campus de Itatiba, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (linha de pesquisa Formação de professores, trabalho docente e práticas educativas) e ao curso de Pedagogia.  É líder dos grupos de pesquisa: Grupo Colaborativo em Matemática (Grucomat) e Histórias de Professores que Ensinam Matemática (HIFOPEM). É Pesquisadora produtividade/CNPq, nível E.

 

Selma Nascimento Vilas Boas  é graduada em Pedagogia pela Universidade Anchieta de Jundiaí (2000), mestre em Educação pela Universidade São Francisco, campus Itatiba (2015) e doutora em Educação pela mesma universidade (2022). As duas pesquisas foram realizadas na linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Processos Formativos. Já atuou como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental, supervisora escolar, diretora de escola do segmento da Educação Infantil, diretora de departamento da Educação Infantil. Atualmente atua na função de coordenadora pedagógica, em uma escola que atende crianças da faixa etária de 3-5 anos, na rede pública municipal de Jundiaí. Participa do Grupo colaborativo em Matemática (Grucomat)  e do grupo Histórias de formação de professores que ensinam matemática (HIFOPEM).

 
 
Por: R$ 44,80
ISBN: 978-85-7591-750-3
Páginas: 84
Formato: 21x28
Altura: 28 cm
Largura: 21 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2024
 
 
Formas de Pagamento