- Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento
- Joelson de Sousa Morais
- Inês Ferreira de Souza Bragança
Link para Download
Um livro que se propõe a trazer reflexões sobre percursos formativos de professoras e professores e de pesquisa formação tem muito a dizer e a nos deslocar. E esta obra traz variados temas que circulam nossas experiências cotidianas da/na/com escolas a partir da divisão em duas grandes partes. A primeira denominada “Movimentos formativos em diálogos com os cotidianos escolares” e a segunda “Pesquisas narrativas e aprendizagem da docência”. Em ambas mirei os diversos temas de tal forma que foram mobilizando minhas subjetividades.
A obra apresenta um esforço coletivo de reflexão sobre diferentes temas. Um esforço coletivo que envolve a reunião de pessoas de distâncias tão grandes. E também um esforço coletivo que está manifestado em cada texto quando modos de ser/fazer/pesquisar de grupos de professores, quando diferentes referenciais teórico-metodológicos vêm à tona. Cada artigo, mesmo que de um autor apenas, dão a ver coletivos que se mobilizaram para produzir, para pensar formas de fazer as reflexões temáticas a que se propuseram.
SOBRE OS/AS ORGANIZADORES/AS
Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento – Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (CNPq/UEMA). Especialista em Coordenação Pedagógica – UEMA, Avaliação Educacional – UFPI e Educação Especial e Neuropsicopedagogia – FANART, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Professora Adjunta III do Departamento de Educação – UEMA/CESC. Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Educação PPGE/UEMA e do Mestrado e Doutorado em História do PPGHIST/UEMA. Bolsista Produtividade em Pesquisa – Sênior, Chamada Interna N.º 04/2021 – PPG/UEMA. Trabalha como Coordenadora Pedagógica e Formadora na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias – SEMECT. Pesquisas concluídas, em andamento, publicadas em revistas qualificadas/CAPES e apresentadas em eventos nacionais e internacionais. Experiências nas áreas de políticas públicas educacionais, formação, desenvolvimento profissional, profissionalização docente, Pedagogia, saberes docentes, educação inclusiva/especial e avaliação da aprendizagem. E-mail: franc-lanenascimento@professor.uema.br.
Joelson de Sousa Morais – Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2015). Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/2016) e Pedagogo pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA/2012). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) (https://grupopolifonia.wordpress.com) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA/CPNQ). Associado do GT 8 – Formação de Professores da ANPED e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOGRAPH). Seus estudos e pesquisas tematizam: a Formação de Professores/as; Cotidiano Escolar; Saberes, Identidade e Subjetividade Docente; Desenvolvimento e Aprendizagem Profissional da Docência; Professores/as Iniciantes; Currículo; Memória, Histórias de vida e Pesquisaformação Narrativa (Auto)Biográfica em Educação. É Professor Adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-MA. E-mail: joelson.morais@ufma.br. É Professor Permanente do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED)/UFMA.
Inês Ferreira de Souza Bragança – Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal e Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Coordenadora do Centro de Memória da Educação da FE/UNICAMP e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (https://grupopolifonia.wordpress.com), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ). Seus trabalhos tematizam a formação docente, em suas políticas e práticas, e a abordagem narrativa (auto)biográfica como modo de viver, pesquisar e formar em partilha. É autora do livro Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal (https://doi.org/10.7476/9788575114698) e de diversas produções bibliográficas nesse campo. E-mail: inesfsb@unicamp.br.
Participam da coletânea:
Adriana Varani
Andressa Graziele Brandt
Antonia Edna Brito
Antonio Carlos de Sousa
Antônio Luiz Alencar Miranda
Aurelice Maria de Oliveira Paula
Dayse Gonçalves Fontenelle
Dilmar Rodrigues da Silva Júnior
Edna Alves Chagas Rutkowski
Eutima Klayre Pereira Nunes
Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha
Francisco de Assis Carvalho de Almada
Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi
Ilma Maria de Oliveira Silva
Isabel Maria Sabino de Farias
Iure Coutre Gurgel
Jaiane de Melo Vilanova
Jânio Oliveira Lima
Joana D'arc Socorro Alexandrino de Araújo
Juliana Batista Faria
Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga
Lucas Martini
Márcio Rodrigo Silva dos Santos
Maria Noraneide Rodrigues do Nascimento
Maurício Rocha Santos
Nadja Regina Sousa Magalhães
Norma Patrícya Lopes Soares
Shirlane Maria Batista da Silva Miranda
Suely Barbosa de Moura dos Santos