Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Formação, Desenvolvimento Profissional Docente

E as Complexidades do tempo presente

Link para Download do ebook na descrição do Livros

pré-lançamento

  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento
  • Joelson de Sousa Morais
  • Inês Ferreira de Souza Bragança

Link para Download

Um livro que se propõe a trazer reflexões sobre percursos formativos de professoras e professores e de pesquisa formação tem muito a dizer e a nos deslocar. E esta obra traz variados temas que circulam nossas experiências cotidianas da/na/com escolas a partir da divisão em duas grandes partes. A primeira denominada “Movimentos formativos em diálogos com os cotidianos escolares” e a segunda “Pesquisas narrativas e aprendizagem da docência”. Em ambas mirei os diversos temas de tal forma que foram mobilizando minhas subjetividades.

A obra apresenta um esforço coletivo de reflexão sobre diferentes temas. Um esforço coletivo que envolve a reunião de pessoas de distâncias tão grandes. E também um esforço coletivo que está manifestado em cada texto quando modos de ser/fazer/pesquisar de grupos de professores, quando diferentes referenciais teórico-metodológicos vêm à tona. Cada artigo, mesmo que de um autor apenas, dão a ver coletivos que se mobilizaram para produzir, para pensar formas de fazer as reflexões temáticas a que se propuseram.

 

 

SOBRE OS/AS ORGANIZADORES/AS

 

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento – Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (CNPq/UEMA). Especialista em Coordenação Pedagógica – UEMA, Avaliação Educacional – UFPI e Educação Especial e Neuropsicopedagogia – FANART, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Professora Adjunta III do Departamento de Educação – UEMA/CESC. Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Educação PPGE/UEMA e do Mestrado e Doutorado em História do PPGHIST/UEMA. Bolsista Produtividade em Pesquisa – Sênior, Chamada Interna N.º 04/2021 – PPG/UEMA. Trabalha como Coordenadora Pedagógica e Formadora na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias – SEMECT. Pesquisas concluídas, em andamento, publicadas em revistas qualificadas/CAPES e apresentadas em eventos nacionais e internacionais. Experiências nas áreas de políticas públicas educacionais, formação, desenvolvimento profissional, profissionalização docente, Pedagogia, saberes docentes, educação inclusiva/especial e avaliação da aprendizagem. E-mail: franc-lanenascimento@professor.uema.br.

 

Joelson de Sousa Morais – Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2015). Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/2016) e Pedagogo pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA/2012). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) (https://grupopolifonia.wordpress.com) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA/CPNQ). Associado do GT 8 – Formação de Professores da ANPED e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOGRAPH). Seus estudos e pesquisas tematizam: a Formação de Professores/as; Cotidiano Escolar; Saberes, Identidade e Subjetividade Docente; Desenvolvimento e Aprendizagem Profissional da Docência; Professores/as Iniciantes; Currículo; Memória, Histórias de vida e Pesquisaformação Narrativa (Auto)Biográfica em Educação. É Professor Adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-MA. E-mail: joelson.morais@ufma.br. É Professor Permanente do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED)/UFMA.

 

Inês Ferreira de Souza Bragança – Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Pós-Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal e Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Coordenadora do Centro de Memória da Educação da FE/UNICAMP e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (https://grupopolifonia.wordpress.com), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ). Seus trabalhos tematizam a formação docente, em suas políticas e práticas, e a abordagem narrativa (auto)biográfica como modo de viver, pesquisar e formar em partilha. É autora do livro Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal (https://doi.org/10.7476/9788575114698) e de diversas produções bibliográficas nesse campo. E-mail: inesfsb@unicamp.br.

 

Participam da coletânea:

 

Adriana Varani

Andressa Graziele Brandt

Antonia Edna Brito

Antonio Carlos de Sousa

Antônio Luiz Alencar Miranda

Aurelice Maria de Oliveira Paula

Dayse Gonçalves Fontenelle

Dilmar Rodrigues da Silva Júnior

Edna Alves Chagas Rutkowski

Eutima Klayre Pereira Nunes

Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha

Francisco de Assis Carvalho de Almada

Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi

Ilma Maria de Oliveira Silva

Isabel Maria Sabino de Farias

Iure Coutre Gurgel

Jaiane de Melo Vilanova

Jânio Oliveira Lima

Joana D'arc Socorro Alexandrino de Araújo

Juliana Batista Faria

Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga

Lucas Martini

Márcio Rodrigo Silva dos Santos

Maria Noraneide Rodrigues do Nascimento

Maurício Rocha Santos

Nadja Regina Sousa Magalhães

Norma Patrícya Lopes Soares

Shirlane Maria Batista da Silva Miranda

Suely Barbosa de Moura dos Santos

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-795-4
Páginas: 322
Formato: 14 x 21
Altura: 14 cm
Largura: 21 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2024
 
 
Formas de Pagamento