Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Educação e Racionalidade

Questões de Ontologia e Método em Educação

 

• Maria de Lourdes P. de Almeida
• Vitor Hugo Mendes

COMPRE AQUI

Compreender o tempo que se chama hoje é o desafio que se nos põe neste momento histórico que nos é dado viver. Não obstante, as dificuldades que se apresentam no contexto atual são inúmeras e, tal empreendimento, implica em desafios multifacetários, sem dúvida, inevitáveis a todo e qualquer pesquisador. Nesse sentido, há que se fazer opções teórico-metodológicas, e estas devem facilitar o garimpo histórico. Neste sentido, nosso ponto de partida é o hoje, porém, este hoje, entendido não como fragmento histórico, mas, como uma totalidade, inclusiva do ontem e prospectiva do amanhã.

A partir desta ótica, não sem considerar a Babel polifônica que caracteriza a conversação teórica e filosófica contemporânea, o título que organiza esta coletânea Educação e Racionalidade: questões de ontologia e método em educação repõe, no avançado do tempo, uma antiga e sempre nova questão. Trata-se de revisitar os elementos constitutivos da processualidade complexa, histórica e contraditória que engendra a produção do conhecimento quer no campo da educação, quer na formulação do discurso pedagógico.
Se de fato se assume uma ruptura radical com os liames que nos vinculam às experiências passadas, torna-se irrelevante considerar as mediações sociais (econômicas, políticas e culturais) que, de forma atualizada, nos chegam como herança; por sua vez, em outra perspectiva, se tal experiência se traduz em uma aprendizagem mediante a qual e com a qual havemos de apreender a tessitura dialética da realidade, enquanto práxis, isto é, como possibilidade de efetivar a condição objetiva de mulheres e homens no mundo, outro é o itinerário a percorrer. Tal exigência requer a superação do campo imediato da aparência superficial e fragmentária da vida no mundo, de modo que, a investigação, impõe-se como uma necessidade, um suporte indis-pensável em se tratando de promover um agir humano consciente, responsável e conseqüente. Neste particular concentra-se o aspecto fundamental de uma ontologia histórica e crítica, por assim dizer, o eixo em torno do qual se referencia, em grande medida, a organização dos textos que compõem esta coletânea.

Deve-se ressaltar, ainda, que esta iniciativa de produzir esta coletânea tem como motivação destacar, em mais uma oportunidade, o devido reconhecimento ao dedicado trabalho de ensino, pesquisa e orientação realizado pela professora Maria Célia Marcondes de Moraes (in memoriam). Sua reflexão, seus escritos e seus posicionamentos não deixam dúvida do quanto sua meticulosa inserção teórica fez-se pautar pelas questões onto-metodológicas, sobretudo, em particularizar suas implicações no âmbito da educação.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-120-4
Páginas: 256
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento