- Kleber Aparecido da Silva
- Kanavillil Rajagopalan
COMPRE AQUI
Dito de outra forma, as diferenças de opinião não são só algo de se esperar o tempo todo na esfera de política linguística, elas também são inescapáveis e até imprescindíveis quando o assunto é política linguística. São o que impulsiona guinadas significativas no rumo da política linguística em vigor numa sociedade e permanece intacta por longo período, ou pelo desinteresse das autoridades em mexer no vespeiro ou despreparo para tomar iniciativas de tamanha envergadura. São, no fundo no fundo, o que torna a política linguística um tema tão empolgante, cativante. E, ao mesmo tempo, tão importante para o bem-estar das nações. Os organizadores esperam que os ensaios que se encontram enfileirados neste livro, sirvam de estimulo para aguçar debate saudável – a única forma de trazer à tona questões que muitas vezes permanecem nas margens das discussões e pavimentar o caminho para traçarmos caminhos promissoras para novas políticas linguísticas que nosso país fatalmente será obrigado a adotar num mundo que constantemente sofre rápidas e inesperadas mudanças.
Sobre os Organizadores
Kleber Aparecido da Silva é professor associado 2 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) desde 2009, onde leciona disciplinas do curso de Letras Português do Brasil como Segunda Língua e no Programa de Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB, no Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Tocantins – Campus de Porto Nacional. É licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. É Mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp. É Doutor em Estudos Linguísticos pela Unesp (São José do Rio Preto). É Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela Unicamp. É Pós-Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. É Pós-Doutor em Linguística pela UFSC. É Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela Penn State University/EUA. É Pós-Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Didática das Línguas pela Universidade de Genebra/Suiça e em Educação Multilingue pela Universidade de Witwatersrand, África do Sul. Suas áreas de interesse em pesquisa incluem gênero, raça e educação linguística; língua(gem), discurso e práticas identitárias; (multi)letramentos e formação crítica de professores/as de línguas; teorias e pedagogias críticas e práticas decoloniais na produção de conhecimentos.
Kanavillil Rajagopalan (“Rajan”) é Professor Titular (aposentado-colaborador) na área de Semântica e Pragmática das Línguas Naturais da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador 1-A do CNPq. Participa em programas de pós-graduação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Universidade Federal de Tocantins (UFT – Campus de Porto Nacional). Ele nasceu na Índia, onde obteve B.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Kerala), M.A. em Literatura Inglesa (Universidade de Delhi) e M.A. em Linguística (Universidade de Delhi). Fez Diploma em Linguística Aplicada na Universidade de Edimburgo, Escócia. É Doutor em Linguística Aplicada (PUC-SP) e Pós-Doutor em Filosofia da Linguagem (Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA). Já publicou 6 livros: Por uma Linguística Crítica (Parábola, 2003), A Linguística que Nos Faz Falhar (em parceria, Parábola, 2004), Políticas em Linguagem: Perspectivas Identitárias (em parceria, Editora da Mackenzie, 2005) e Applied Linguistics in Latin America (John Benjamins, 2006), Nova Pragmática: Fases e Feições de um Fazer (Parábola, 2010),Um Mapa da Crítica nos Estudos da Linguagem e do Discurso (em parceria, Editora Pontes, 2016) e colaborou com Yves Lacoste na publicação da edição brasileira do livro A Geopolítica do Inglês (Parábola, 2005) e publicou mais de 600 textos (artigos em revistas nacionais e internacionais, resenhas, resumos, capítulos de livros, prefácios, apresentações e textos em anais de congressos). Desde 1996, atua como um dos editores da revista DELTA. Em 2015, foi nomeado um dos editores da revista WORD (Nova Iorque). Em dezembro de 2006, recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico “Zeferino Vaz.”
Participam desta obra:
André Marques do Nascimento
Ataliba T. de Castilho
Benivaldo José de Araújo Júnior
Cristine G. Severo
Diego José Alves Alexandre
Dllubia Santclair
Elaine Maria Santos
Elcieres Martins de Oliveira
Fernanda Ortale
Heloisa Albuquerque-Costa
Ingrid da Costa Silva
Ivani Rodrigues Silva
Jademilson Borges Ventura
Mayumi Edna Iko Yoshikawa
Mônica Ferreira Mayrink
Rodriana Dias Coelho Costa
Ronice Müller de Quadros
Rosa Yokota
Rosana Helena Nunes
Rosangela M. L. Fornasier
Sandra Patrícia de Faria do Nascimento
Sidney de Souza Silva
Vinicio Corrias
Wilma Favorito
Yûki Mukai
Xoán Lagares Diez