Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
A Ontogênese dos Gêneros Discursivos

Escritos na Alfabetização

  • Fabiana Giovani

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR O EBOOK

Esta obra – original por reforçar a importância do texto no processo de alfabetização - tem por objetivo conhecer o percurso ontogenético dos gêneros discursivos escritos pelo qual passam as crianças, durante o processo de apropriação da escrita, a partir de uma perspectiva de estudo bakhtiniana. Partindo do princípio de que as micro-histórias podem ser peças importantes para desvendar e descobrir elementos fundamentais sobre a macro-história, lançamos mão do paradigma indiciário como metodologia de pesquisa para, através de indícios singulares, compreender como crianças do interior do estado de São Paulo interagiram com os gêneros discursivos escritos em fase de alfabetização. Os indícios deixados pelos sujeitos investigados em seus textos escritos evidenciaram que cada criança priorizou um elemento da engrenagem constitutiva do gênero discursivo e essa ênfase se deu graças ao tipo de vivência e diálogo que cada uma delas estabeleceu com os gêneros do discurso. Daí, o estudo reforça a defesa de que gêneros do discurso não são "ensináveis": vive-se dentro de gêneros do discurso, especial e, principalmente, no âmbito escolar. Por fim, reforça-se a importância de um "outro" que se faz presente - interlocutor -, o que traz à tona à relevância das interações como garantia de qualidade da formação dos sujeitos, que aqui foi representada por crianças alfabetizandas, mas que pode estender-se a todos os níveis do processo ensino e aprendizagem.

 

Sobre a autora

 

Fabiana Giovani é Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Unesp. Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, no PROFLETRAS e no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL). Líder do GEBAP – Grupo de Estudos Bakhtinianos do Pampa. Pesquisadora do GRUPA – Grupo de Pesquisa de Alfabetização no Brasil (CNPq); NELA – Núcleo de estudos em Linguística Aplicada e do NEPALP – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa. E-mail: fabiana.giovani@ufsc.br. 

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-820-3
Páginas: 0
Formato: EPUB 3.0
Altura: 0 cm
Largura: 0 cm
Profundidade: 0 cm
Acabamento: EPUB DIGITAL 3.0
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2024
 
 
Formas de Pagamento