CLIQUE AQUI PARA COMPRAR O EBOOK
Esta obra – original por reforçar a importância do texto no processo de alfabetização - tem por objetivo conhecer o percurso ontogenético dos gêneros discursivos escritos pelo qual passam as crianças, durante o processo de apropriação da escrita, a partir de uma perspectiva de estudo bakhtiniana. Partindo do princípio de que as micro-histórias podem ser peças importantes para desvendar e descobrir elementos fundamentais sobre a macro-história, lançamos mão do paradigma indiciário como metodologia de pesquisa para, através de indícios singulares, compreender como crianças do interior do estado de São Paulo interagiram com os gêneros discursivos escritos em fase de alfabetização. Os indícios deixados pelos sujeitos investigados em seus textos escritos evidenciaram que cada criança priorizou um elemento da engrenagem constitutiva do gênero discursivo e essa ênfase se deu graças ao tipo de vivência e diálogo que cada uma delas estabeleceu com os gêneros do discurso. Daí, o estudo reforça a defesa de que gêneros do discurso não são "ensináveis": vive-se dentro de gêneros do discurso, especial e, principalmente, no âmbito escolar. Por fim, reforça-se a importância de um "outro" que se faz presente - interlocutor -, o que traz à tona à relevância das interações como garantia de qualidade da formação dos sujeitos, que aqui foi representada por crianças alfabetizandas, mas que pode estender-se a todos os níveis do processo ensino e aprendizagem.
Sobre a autora
Fabiana Giovani é Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Unesp. Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, no PROFLETRAS e no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL). Líder do GEBAP – Grupo de Estudos Bakhtinianos do Pampa. Pesquisadora do GRUPA – Grupo de Pesquisa de Alfabetização no Brasil (CNPq); NELA – Núcleo de estudos em Linguística Aplicada e do NEPALP – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa. E-mail: fabiana.giovani@ufsc.br.