- Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira
- Michell Pedruzzi Mendes Araújo
- Edna Misseno Pires (orgs.)
COMPRE AQUI
A intenção de escrever essa obra emergiu, primeiramente, do desejo de colocar à disposição do professor, ou de qualquer outro profissional que se interesse por essa discussão, um livro que pudesse levá-los a conhecer o processo de construção de uma exposição de arte adaptada às pessoas com deficiência visual e a inspirar a construção de novas/outras exposições de arte acessíveis ao público-alvo da Educação Especial.
Nesse sentido, esse livro buscou, inicialmente, aproximar o leitor das etapas de construção da exposição de arte inclusiva realizada por estudantes do curso de Pedagogia e de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Ademais, essa obra apresenta a audiodescrição de obras de artes de grandes artistas do cenário nacional e internacional, colocando à disposição do leitor uma orientação sobre como possibilitar um acesso igualitário às obras de arte em uma perspectiva inclusiva.
Outro ponto importante do livro é a descrição de todo o processo de adaptação realizado pelos estudantes para que os quadros pudessem se prestar à apreciação tátil. Destarte, na presente obra são apresentados todos os materiais utilizados para tornar a obra de arte adaptada à exploração tátil pela pessoa com deficiência visual.
Por fim, acreditamos que este livro tematiza uma questão importante: como tornar as obras de artes acessíveis a todos, inclusive às pessoas cegas e às pessoas com baixa-visão? Nesse caminho, nós, autores, advogamos que é possível produzir uma estética acessível e inclusiva, envolvendo a universidade como um importante espaço formativo na construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.
Sobre os organizadores
Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira é graduada em Fonoaudiologia, Especialista em Educação Infantil, Doutora em Educação e Pesquisadora na área de Educação Inclusiva. Professora da Faculdade de Educação (UFG) e uma das coordenadoras de inclusão na unidade. E-mail para contato: anaflavia1973@ufg.br. Publicou a obra Altistas e os espaços escolares adaptados (Mercado de Letras 2021).
Edna Misseno Pires é graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia, Especialista em Educação Especial e Formação de professores: Libras e Braille. Doutora em Educação e pesquisadora na área de Educação inclusiva e professora da Faculdade de Educação (UFG). E-mail para contato: ednamisseno@ufg.br.
Michell Pedruzzi Mendes Araújo é graduado em Ciências Biológicas e em Pedagogia, especialista em Educação Inclusiva e Diversidade, Especialista em Gestão Escolar Integrada, Mestre e Doutor em Educação e Pesquisador na área da Educação Inclusiva e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Professor da Faculdade de Educação (UFG). E-mail para contato: michellpedruzzi@ufg.br.
Participam desta coletânera:
Ana Beatriz Moreira de Farias
Alessandra Emanuelle Pereira Ferreira Souto
Camila Fernandes Rodrigues
Dorany Mendes Rosa
Eliana Passos da Silveira
Emanuella Guimarães César Fonseca
Estefani Langbehn da Silva
Gustavo Chaves Machado
Gustavo Vieira da Silva
Hugo Tallyton Lopes Santos
Hugo Vinícius Ferreira Silva
José Edson da Silva
Juliana Fraissat Caetano
Kelly Francisca da Silva Brito
Lorrayne Sanches Duarte
Luiza Inês Pereira Silva
Maria Clara Assis Domingos
Maria José Pereira de Oliveira Dias
Mariana Agreste da Silva Makino
Nayara Silveira Santos
Rayme Sarah Abrão
Rebecca de Albuquerque Castro
Roberta Rodrigues dos Santos
Soraya Vieira Santos