Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Arte Para Pessoas com Deficiência Visual

Construindo uma Exposição de Arte Inclusivo

 

  • Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo
  • Edna Misseno Pires (orgs.)

COMPRE AQUI

A intenção de escrever essa obra emergiu, primeiramente, do desejo de colocar à disposição do professor, ou de qualquer outro profissional que se interesse por essa discussão, um livro que pudesse levá-los a conhecer o processo de construção de uma exposição de arte adaptada às pessoas com deficiência visual e a inspirar a construção de novas/outras exposições de arte acessíveis ao público-alvo da Educação Especial.

Nesse sentido, esse livro buscou, inicialmente, aproximar o leitor das etapas de construção da exposição de arte inclusiva realizada por estudantes do curso de Pedagogia e de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Ademais, essa obra apresenta a audiodescrição de obras de artes de grandes artistas do cenário nacional e internacional, colocando à disposição do leitor uma orientação sobre como possibilitar um acesso igualitário às obras de arte em uma perspectiva inclusiva.

Outro ponto importante do livro é a descrição de todo o processo de adaptação realizado pelos estudantes para que os quadros pudessem se prestar à apreciação tátil. Destarte, na presente obra são apresentados todos os materiais utilizados para tornar a obra de arte adaptada à exploração tátil pela pessoa com deficiência visual.

Por fim, acreditamos que este livro tematiza uma questão importante: como tornar as obras de artes acessíveis a todos, inclusive às pessoas cegas e às pessoas com baixa-visão? Nesse caminho, nós, autores, advogamos que é possível produzir uma estética acessível e inclusiva, envolvendo a universidade como um importante espaço formativo na construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.

 

 

Sobre os organizadores

 

Ana Flávia Teodoro de Mendonça Oliveira é graduada em Fonoaudiologia, Especialista em Educação Infantil, Doutora em Educação e Pesquisadora na área de Educação Inclusiva. Professora da Faculdade de Educação (UFG) e uma das coordenadoras de inclusão na unidade. E-mail para contato: anaflavia1973@ufg.br. Publicou a obra Altistas e os espaços escolares adaptados (Mercado de Letras 2021).

 

Edna Misseno Pires é graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia, Especialista em Educação Especial e Formação de professores: Libras e Braille. Doutora em Educação e pesquisadora na área de Educação inclusiva e professora da Faculdade de Educação (UFG). E-mail para contato: ednamisseno@ufg.br.

 

Michell Pedruzzi Mendes Araújo é graduado em Ciências Biológicas e em Pedagogia, especialista em Educação Inclusiva e Diversidade, Especialista em Gestão Escolar Integrada, Mestre e Doutor em Educação e Pesquisador na área da Educação Inclusiva e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Professor da Faculdade de Educação (UFG). E-mail para contato: michellpedruzzi@ufg.br.

 

 

Participam desta coletânera:

 

Ana Beatriz Moreira de Farias

Alessandra Emanuelle Pereira Ferreira Souto

Camila Fernandes Rodrigues

Dorany Mendes Rosa

Eliana Passos da Silveira

Emanuella Guimarães César Fonseca

Estefani Langbehn da Silva

Gustavo Chaves Machado

Gustavo Vieira da Silva

Hugo Tallyton Lopes Santos

Hugo Vinícius Ferreira Silva

José Edson da Silva

Juliana Fraissat Caetano

Kelly Francisca da Silva Brito

Lorrayne Sanches Duarte

Luiza Inês Pereira Silva

Maria Clara Assis Domingos

Maria José Pereira de Oliveira Dias

Mariana Agreste da Silva Makino

Nayara Silveira Santos

Rayme Sarah Abrão

Rebecca de Albuquerque Castro

Roberta Rodrigues dos Santos

Soraya Vieira Santos

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-796-1
Páginas: 112
Formato: 21x28
Altura: 28 cm
Largura: 21 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2024
 
 
Formas de Pagamento