- Débora Cristina Ferreira Garcia
- Luzmara Curcino
Download do ebook
Este livro nos apresenta diferentes estudos dedicados à história do Folhetim, sua emergência na Europa, sua importação para o lado de cá do oceano e sua aclimatação em nossas terras. Nele se aborda o processo de interiorização desse gênero, especialmente dos romances-folhetins, na geografia nacional, ou seja, de sua produção, circulação e recepção no interior do Brasil, em cidades das várias regiões do país, tenham sido eles resultantes de traduções de autores estrangeiros ou produtos da lavra literária nacional. As reflexões aqui presentes revelam essa história da saga de um gênero editorial e literário prenhe ainda do que contar, desde sua emergência na França e sua translação para o mundo (em) português até sua regionalização e interiorização no Brasil..
Sobre as organizadoras
Débora Cristina Ferreira Garcia – É graduada em Letras, Mestre e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), com pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio FAPESP. É pesquisadora do Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE-CNPq/UFSCar). Desenvolve a pesquisa intitulada “De folhetins para livros e vice-versa”. Publicou vários artigos sobre suas pesquisas dedicadas ao estudo dos folhetins do jornal paulista Correio Paulistano, entre os quais se destaca “Leitores de folhetim do século XIX no Brasil: uma análise de representações discursivas desses novos leitores de folhetim do Correio Paulistano’, publicado na Revista da ANPOLL.
Luzmara Curcino – É graduada em Letras pela UFU, Mestre e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/FCLAr. É Professora no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Coordena o Laboratório de Estudos da Leitura (LIRE-CNPq). Traduziu, entre outras obras, os livros “Inscrever e apagar: Cultura escrita e Literatura (séculos XI-XVIII)”, pela Editora UNESP (2006), e “O que é um autor? Revisão de uma Genealogia”, pela EdUFSCar (2012), ambos do historiador Roger Chartier, e mais recentemente “A sociedade como veredito”, de Didier Eribon, pela Editora Âyiné (2022). É organizadora, entre outros livros, de “(In)Subordinações Contemporâneas: Consensos e resistências nos discursos”, pela EdUFSCar (2016), e do livro “Discurso e (pós)verdade”, publicado pela Parábola (2021). Dedica-se, em suas pesquisas, à análise de discursos sobre a leitura. Atualmente, coordena projeto de pesquisa que investiga as emoções do ‘orgulho’ e da ‘vergonha’ em discursos sobre essa prática.
Participam desta coletânea:
Antonio Hohlfeldt
Edimara Ferreira Santos
Ernesto Rodrigues
Germana Maria Araújo Sales
Lúcia Granja
Maria Cristina Batalha
Rosângela Maria Oliveira Guimarães
Simone Cristina Mendonça
Socorro de Fátima Pacífico Barbosa
Yasmim Jamil Nadaf