- Laureny Lourenço
- Izabel Brandão
Link para o Download do Ebook:
clique aqui
Área de inserção Ciencias sociais
Este livro concretiza a integração e a força de mulheres que se juntaram – seja neste tempo ou em outros – e pensaram as necessidades críticas que o mundo contemporâneo nos impele. As questões ambientais estão na ordem do dia e a academia não pode estar ausente do que está acontecendo no mundo real: crimes contra a natureza de todas as espécies. Distanciar-se desses temas, pensando que o campo da crítica literária seria(m) outro(s), talvez fosse o caminho mais fácil e cômodo. No entanto, não é a nossa escolha. Estamos e somos partes de um conjunto muito maior que o humano e pertencemos a ele e com ele, ou melhor, a ela e com ela: a natureza. As consequências do afastamento entre humanidade e natureza “suprime a diversidade”, porque os que são considerados próximos à natureza – como as mulheres já foram durante muitos anos – são menosprezados nas sociedades capitalistas-tecnológicas. A natureza, ao contrário, é explorada como se aí estivera para servir à humanidade “civilizada”; como se fosse propriedade dos humanos. Assim, como pesquisadoras da literatura e suas interfaces, não podemos deixar essa temática tão especial e importante fora de nosso escopo de investigações. Por isso, trazemos com esta coletânea os estudos mais recentes, no campo dos estudos literários, sobre a perspectiva teórica da ecocrítica, em suas vertentes feminista e/ou ecofeminista.
Sobre as organizadoras
Laureny Lourenço é professora associada na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de Espanhol, com ênfase no ensino de Língua Espanhola e de suas literaturas. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários nas áreas de Teoria da Literatura e Literatura Comparada e Literaturas Modernas e Contemporâneas. Doutora em Estudos Literários pela UFAL (2014), Mestrado em Estudos Literários (2008) e Graduação em Letras (2005) pela UFMG. Desenvolve pesquisa na área de literatura de autoria feminina e literatura dramática, integrando o grupo de pesquisa NELAP, da Fale/UFMG. E, também, integra o grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares, Mare&Sal, da Universidade de Alagoas. Atualmente é supervisora dos cursos de Espanhol no Centro de Extensão - CENEX/FALE e editora na área de literatura hispânica da Revista Caligrama da FALE/UFMG. Também é subcoordenadora do Colegiado de Graduação da Faculdade de Letras/UFMG.
Izabel Brandão é licenciada em Letras (Inglês) pela Universidade Federal da Paraíba (1980), tem mestrado em Inglês: pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985) e doutorado em English Literature (Ph.D.) pela University of Sheffield (1991), Inglaterra. Em 2010 realizou estudos de Pós-doutorado na UFMG sobre a escritora caribenha Grace Nichols. Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de 2007 a 2024 e professora titular de literatura da Universidade Federal de Alagoas, do quadro permanente do PPGLL, na área dos Estudos Literários. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica literária feminista, literatura de autoria feminina, literatura de língua inglesa, autoria feminina e literatura brasileira. Tem pesquisado nos estudos de ecologia e literatura com foco na ecocrítica feminista. Líder do Grupo Mare&Sal de Estudos e Pesquisa Interdisciplinares.
Participam desta coletânea:
Edilane Ferreira
Eduarda Vasconcelos
Izabel Brandão
Jéssica Resende
Joana Coelho
Laureny Lourenço
Letícia Romariz
Priscila Maria de Barros Borges
Raquel D'Elboux Couto Nunes
Sthefany Magalhães