- Daniella Assemany
- Gabriela F. Brião
Compre aqui
Este livro objetiva propiciar aos professores que ensinam Matemática e Ciências na Educação Básica, assim como aos formadores de professores, uma coletânea de textos com discussões sobre o que há de mais novo nas pesquisas em Educação Matemática voltadas para sua realidade. Com uma escrita que visa acolher e, ao mesmo tempo, instigar novos olhares sobre a docência, foram convidados pesquisadores de países distintos para estimular a reflexão e contribuir para a partilha de experiências em suas áreas de atuação. O volume 1 aborda temas como letramento estatístico, narrações multimodais, etnomatemática, inovação pedagógica, conexões matemáticas, insubordinação criativa, grupos colaborativos, desenvolvimento profissional, Design Research, formações compartilhadas e educação matemática crítica.
No volume 2, despontam as temáticas da resolução de problemas, educação matemática inclusiva, narrativas do pensamento decolonial, teoria antropológica do didático, história da Educação Matemática, espaço formativo e grupo colaborativo. Convidamos os leitores a se debruçarem sobre as reflexões suscitadas. Boa leitura.
Sobre as organizadoras
Daniella Assemany é PhD em Ensino das Ciências, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade do Porto, tem Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula e Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Professora Titular do CAp UFRJ e leciona matemática na Educação Básica há 28 anos. Atualmente é Docente Permanente no Mestrado PROFMAT/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PEMAT/UFRJ). Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa (GEPIC/CNPQ), colabora com o GEMat-UERJ e é investigadora do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (Universidade de Aveiro), com o projeto Conexões Matemáticas no Ensino e na Aprendizagem. Os seus interesses de investigação concentram-se na formação de professores em transversalidade com os seguintes temas: currículo, conexões matemáticas, justiça social e interculturalidade, considerando as contribuições sociopolíticas, psicológicas e culturais ao entendimento dos processos de ensino e aprendizagem e da experiência educacional.
Gabriela F. Brião é doutora em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro (2017) com sanduíche de um ano na Miami University em Ohio, Estados Unidos. Possui mestrado em matemática pelo IMPA (2005) e Licenciatura em matemática pela UERJ (2004). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 2005, onde atua na Educação Básica, na Graduação e na Pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino em Educação Básica (PPGEB). É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática da UERJ (GEMat-UERJ) e colabora com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Insubordinação Criativa (GEPIC). Tem interesse na formação de professores que ensinam matemática e pesquisa em temas como a Educação Matemática Crítica e a Insubordinação Criativa, além de pesquisas (auto)biográficas.
Participam desta coletânea
Adair Mendes Nacarato
Cecília Costa
Celi Espasandin Lopes
Daniela Gonçalves
Daniella Assemany
Gabriela F. Brião
Iris Aparecida Custódio
Janete Bolite-Frant
Joaquim Bernardino Lopes
Kátia Gabriela
Monica Rabello de Castro
Paulo Henrique Marçal
Raquel Milani
Roger Miarka