- Kleber Aparecido da Silva
- Paula Cobucci
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O movimento em prol de decolonialidade nada mais é do que o esforço hercúleo coletivo, promovido notadamente por intelectuais latino-americanos no sentido de se livrar da referida herança maldita e trilhar seus próprios caminhos”. Com essa frase impactante, Kanavillil Rajagopalan abre este livro, que é fruto de discussões relacionadas a decolonialidade, educação linguística e sociedade. É a primeira vez que, no Brasil, se discute de forma mais contundente, acentuada e assertiva a questão da decolonialidade a partir das vozes do Sul Global. Joaquim Dolz explica no posfácio que “serão observados movimentos pedagógicos que tomam em consideração as diversidades e incitam a criação de um espaço pedagógico respeitoso”. O leitor encontrará propostas que levarão a reflexões críticas e profundas sobre questões relacionadas a língua, linguagem e sociedade em plena discussão no Brasil e no mundo, que são convite para pensar, discutir e propor formas de ação para mudar a realidade linguística, educacional e social do País.
Sobre os organizadores
Kleber Aparecido da Silva é licenciado em Língua inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Campina (2005) e doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (2010). Realizou seus estudos de pós-doutoramento no Instituto de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018 e 2019); pós-doutoramento em Linguística na Universidade Federal de Sana Catarina (2019-2020) e pós-doutoramento em Linguística Aplicada na Pennsylvania State University, USA (2020-2021).
Paula Cobucci é docente na Universidade de Brasília (UnB). Licenciada em Letras (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura) pela Universidade de Brasília. Obteve seu título de Mestre e Doutora ambos em Linguística pela UnB. Sua experiência profissional abrange o Ensino Fundamental, Médio e Superior, (escolas particulares/públicas de ensino), consultorias e outros. Atua nas áreas de Ensino da Língua Portuguesa, Processo de Alfabetização e Letramentos, Literatura e Estágios. Pesquisadora do Gecal (Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens).
Participam da coletânea
André Firpo Beviláqua
André Marques do Nascimento
Atauan Soares de Queiroz
Cláudia Hilsdorf Rocha
Débora Sousa Martins
Fernanda Liberali
Fernando Zolin-Vesz
Gabriela Veronelli
Gina Vieira Ponte de Albuquerque
Joaquim Dolz
Kanavillil Rajagopalan (“Rajan”)
Leonardo José Ferreira dos Santos
Luciana Kool Modesto-Sarra
Maria Carmen Aires Gomes
Maria Cecília Camargo Magalhães
Maria Cristina Meaney
Maria Inêz Probst Lucena
Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade
Nubiã Tupinambá do povo indígena Tupinambá de Olivença, Aldeia Tukum
Patricia Hill Collins
Renata Pereira Pardim
Rosimeire Barboza da Silva
Sandra Santella de Sousa
Souzana Mizan
Tânia Ferreira Rezende
Ulysses C. C. Diegues
Vânia dos Reis Sousa
Vilson J. Leffa
Viviane Letícia Silva Carrijo
Viviane de Melo Resende
William Mineo Tagata