- Vanessa Regina de Oliveira Martins
- Maura Corcini Lopes
- Guilherme Nichols
Compre aqui
Nesta obra, Vanessa, Maura e Guilherme provocam problematizações sobre as disputas políticas e pedagógicas no campo da educação de surdos, defendendo uma prática educacional em que a literatura se configure como um ato de criação. Colocam no centro do debate temas ex-cêntricos, frequentemente marginalizados nas discussões sobre a relação entre língua, sujeito e diferença. Com a filosofia da diferença como aliada, trilham uma trajetória teórico-filosófica que potencializa análises produtivas da literatura surda, da educação em Libras e do ato criativo literário. Este livro destina-se a pesquisadores e professores que atuam com surdos e que buscam aprofundar seus estudos na perspectiva de práticas educativas literárias em Libras. As questões abordadas nesta obra provocam inquietações e desafios para educadores e pesquisadores que buscam articular a educação de surdos, a filosofia e as diferenças. Esperamos que os leitores desta obra reconheçam na arte e na literatura uma potência criativa e inventiva, capaz de agenciar novos olhares e formas de trabalhar e pesquisar com sujeitos, línguas e comunidades.
Sobre os autores
Vanessa Regina de Oliveira Martins é Pós-doutoranda Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Programa de Pós-graduação em Educação, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2023). Doutora (2013) e Mestra (2008) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) (2004). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Atualize/Unibem (2007). Estudante de Pós-graduação Lato-sensu em Educação em Direitos Humanos pela Unifesp. Professora Adjunta III no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (DPsi/UFSCar). Coordenou o Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa (TILSP/UFSCar) (2019-2023). Docente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi/UFSCar/CNPq).
Maura Corcini Lopes é diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, onde orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Educação, Desigualdades e Inclusão. Foi Decana da Escola de Humanidades da UNISINOS (período: 2016 a 2021); Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação - ANPED-Região Sul (período: dez 2019 a dez/2021). Doutora (2002) e Mestre (1997) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Educação Especial (1996) e Especialista em Educação Especial (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq) e pesquisadora colaboradora do Grupo Interinstitucional em Educação de Surdos (GIPES/UFRGS/CNPq). Coordenadora da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE) e da Red de Investigacion Pensamiento Classico e Contemporaneo en Educación (RIEPCO). Pesquisadora produtividade pesquisa CNPq - 1B. Integrante do Comitê Gestor e coordenadora de Projeto de Pesquisa Transformação Digital e Humanidade Capes/PRINT/UNISINOS.
Guilherme Nichols é ator (DRT 0059224) e Graduado em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2012). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2016) e doutorando em Educação pela UNICAMP (em andamento). Possui Habilidade Profissional Técnica em Teatro (2023) pela SENAC/São Carlos-SP. Atualmente, é professor do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais / Língua Portuguesa no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Experiência Profissional: Educação Bilíngue de Surdos: (Instrução em Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II); Formação de Instrutores de Libras; Ensino de Libras como Segunda Língua; Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras; Consultório de Acessibilidade na Esfera Artística de Teatro; Contribuição para tornar o teatro mais acessível. Áreas de Interesse e Pesquisa: Filosofia da Diferença (Deleuze e Guattari), Educação Bilíngue, Ensino de Libras como Segunda Língua, Literatura Surda/ em Libras, Teatro Bilíngue.