Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Arte e Literatura Surda

Aspectos Visuais e Expressividade Poética em Libras

 

  • Vanessa Regina de Oliveira Martins
  • Maura Corcini Lopes
  • Guilherme Nichols

Compre aqui

Nesta obra, Vanessa, Maura e Guilherme provocam problematizações sobre as disputas políticas e pedagógicas no campo da educação de surdos, defendendo uma prática educacional em que a literatura se configure como um ato de criação. Colocam no centro do debate temas ex-cêntricos, frequentemente marginalizados nas discussões sobre a relação entre língua, sujeito e diferença. Com a filosofia da diferença como aliada, trilham uma trajetória teórico-filosófica que potencializa análises produtivas da literatura surda, da educação em Libras e do ato criativo literário. Este livro destina-se a pesquisadores e professores que atuam com surdos e que buscam aprofundar seus estudos na perspectiva de práticas educativas literárias em Libras. As questões abordadas nesta obra provocam inquietações e desafios para educadores e pesquisadores que buscam articular a educação de surdos, a filosofia e as diferenças. Esperamos que os leitores desta obra reconheçam na arte e na literatura uma potência criativa e inventiva, capaz de agenciar novos olhares e formas de trabalhar e pesquisar com sujeitos, línguas e comunidades.

 

Sobre os autores

 

Vanessa Regina de Oliveira Martins é Pós-doutoranda Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no Programa de Pós-graduação em Educação, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2023). Doutora (2013) e Mestra (2008) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) (2004). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Atualize/Unibem (2007). Estudante de Pós-graduação Lato-sensu em Educação em Direitos Humanos pela Unifesp. Professora Adjunta III no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (DPsi/UFSCar). Coordenou o Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa (TILSP/UFSCar) (2019-2023). Docente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar). Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi/UFSCar/CNPq). 

 

Maura Corcini Lopes é diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, onde orienta mestrado e doutorado na Linha de Pesquisa Educação, Desigualdades e Inclusão. Foi Decana da Escola de Humanidades da UNISINOS (período: 2016 a 2021); Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação - ANPED-Região Sul (período: dez 2019 a dez/2021). Doutora (2002) e Mestre (1997) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Educação Especial (1996) e Especialista em Educação Especial (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq) e pesquisadora colaboradora do Grupo Interinstitucional em Educação de Surdos (GIPES/UFRGS/CNPq). Coordenadora da Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE) e da Red de Investigacion Pensamiento Classico e Contemporaneo en Educación (RIEPCO). Pesquisadora produtividade pesquisa CNPq - 1B. Integrante do Comitê Gestor e coordenadora de Projeto de Pesquisa Transformação Digital e Humanidade Capes/PRINT/UNISINOS.

 

Guilherme Nichols é ator (DRT 0059224) e Graduado em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2012). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (2016) e doutorando em Educação pela UNICAMP (em andamento). Possui Habilidade Profissional Técnica em Teatro (2023) pela SENAC/São Carlos-SP. Atualmente, é professor do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais / Língua Portuguesa no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Experiência Profissional: Educação Bilíngue de Surdos: (Instrução em Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II); Formação de Instrutores de Libras; Ensino de Libras como Segunda Língua; Formação de Tradutores e Intérpretes de Libras; Consultório de Acessibilidade na Esfera Artística de Teatro; Contribuição para tornar o teatro mais acessível. Áreas de Interesse e Pesquisa: Filosofia da Diferença (Deleuze e Guattari), Educação Bilíngue, Ensino de Libras como Segunda Língua, Literatura Surda/ em Libras, Teatro Bilíngue.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-846-3
Páginas: 100
Formato: 21 x28
Altura: 21 cm
Largura: 28 cm
Profundidade: 0 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2024
 
 
Formas de Pagamento