- Vera Lúcia Lopes Cristovão
- Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
- Eliane Gouvêa Lousada
- Paula Cobucci
- Kleber da Silva (organização)
Compre aqui
As contribuições teóricas, metodológicas e didáticas do Professor Joaquim Dolz e colaboradores ao ensino e à formação de professores têm sido significativas não só no cenário da Universidade de Genebra, mas também no Brasil. Do ponto de vista internacional, os trabalhos da equipe de Genebra foram divulgados, no Brasil, princi-palmente, por meio do livro Gêneros orais e escritos na escola (Schneuwly e Dolz 2004), cuja publicação celebra agora vinte anos. A obra difundiu diversas teorias e propostas práticas pertinentes para o ensino de línguas e inspirou a formação inicial e contínua de professores, a elaboração de livros e outros materiais didáticos e diversas políticas públicas que tratam sobre o ensino de línguas. Nesta coletânea, reunimos pesquisadores de diferentes regiões do país para prestarmos nossa homenagem ao querido Joaquim Dolz, que tem colaborado incansavelmente no campo da educação brasileira.
Sobre os Organizadores
Vera Lúcia Lopes Cristovão é professora sênior no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUC-SP).É líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) desde 2002, vice-presidente da Associação Latino-Americana de Estudos da Escrita na Educação Superior e em Contextos Profissionais (ALES) e coordenadora do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA). Seus interesses de pesquisa são letramentos acadêmico-científicos, ensino e aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas, educação ambiental e estudos da linguagem.
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin é professora titular da Universidade Federal do Ceará, com atuação na área de Ensino da Língua Portuguesa e formação de professores, no Departamento de Letras Vernáculas, no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Mestrado Profissional em Letras. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sua experiência profissional abrange o ensino de língua materna, com foco no Estágio docente, sala de aula do Ensino Superior e da Educação Básica. Seus interesses de pesquisa são voltados para a Didática das Línguas, a Formação inicial ou continuada de Professores e o Letramento Professoral em Língua Portuguesa. É pesquisadora do CNPq. Líder do Gepla/UFC e membro do Alter/USP e Histel.
Eliane Gouvêa Lousada é professora da Universidade de São Paulo (USP), com atuação na área de Ensino da Língua Francesa, no Departamento de Letras Modernas e no Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução. Mestre e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUC-SP). É líder do Grupo de pesquisa ALTER-CNPq e ALTER-AGE CNPq e coordenadora do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP para o francês e o português. Sua experiência profissional abrange os diferentes contextos de ensino de línguas (LM ou LE), com foco no Ensino Superior. Seus interesses de pesquisa são voltados para a Didática das Línguas, o Plurilinguismo, a Formação inicial ou continuada de Professores e o Letramento Acadêmico, tanto em LM quanto em LE.
Paula Cobucci é Professora de Literatura, Ensino da Língua Portuguesa, Processo de Alfabetização e Letramentos, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Respectiva Literatura) pela Universidade de Brasília. Obteve seu título de Mestre e Doutora ambos em Linguística pela UnB. Concluiu estágio pós-doutoral em Educação na Universidade de Genebra, sob supervisão do Prof. Joaquim Dolz, e em Linguística na Universidade de Brasília, sob supervisão do Prof. Kleber Silva. Pesquisa o ensino de Língua Portuguesa a partir do gênero textual Poetrix. Pesquisadora do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL).
Kleber Aparecido da Silva é professor associado 3 da Universidade de Brasília (UnB), com atuação na área de Linguística Aplicada Crítica e Sociolinguística Decolonial no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas e no Programa de Pós-Graduação em Linguística e em Relações Internacionais da UnB. Licenciado em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Doutor em Estudos Linguísticos pela UNESP (São José do Rio Preto). Sua experiência profissional abrange a Educação Básica, nas redes pública e privada, e o Ensino Superior, na rede pública e seus interesses de pesquisa são gênero, raça e educação linguística; raça e colonialidade, linguagem, discurso e práticas identitárias; (multi)letramentos e educação crítica na formação de professores. É coordenador do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL).
Participam desta coletânea
Adriana Aparecida da Silva.
Aline Diaz Reato
Bruna de Oliveira Leite Murraer
Camila Maria Marques Peixoto
Carlos Héric Silva Oliveira
Danielly Dayane Soares de Macêdo
Eliana Merlin Deganutti de Barros
Eliane Gouvêa Lousada (org.)
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (org.)
Fabiana Ramos
Fábio Delano Vidal Carneiro
Fatiha Dechicha Parahyba
Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar.
Guilherme Moés
Irene Sampaio
Joaquim Junior da Silva Castro
Juliana de Oliveira Gimenez
Juliana Marassatto Soares.
Juliana Reichert Assunção Tonelli
Kátia Diolina
Kleber Aparecido da Silva (org.)
Lidia Amélia de Barros Cardoso
Lidia Stutz
Lília Santos Abreu-Tardelli
Luciane Sturm
Luzia Bueno
Maria Augusta Reinaldo
Marcia Cristina de Aquino de Paula
Maria de Fátima Alves
Maria Ilza Zirondi
Maria Izabel Rodrigues Tognato
Maria Valdênia Falcão do Nascimento
Maria Vieira Monte Filha
Meire Celedonio da Silva
Milena Moretto
Otto Henrique Silva Ferreira
Paula Cobucci (org.)
Rayane Isadora Lenharo
Raquel Franciscatti dos Reis
Regina Celi Mendes Pereira
Rosana Souza de Vargas
Shirley Barbosa das Neves Porto
Tânia Guedes Magalhães
Vera Lúcia Lopes Cristovão (org.)