Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Mosaico Didático

Tributo ao Professor Joaquim Dolz

 

  • Vera Lúcia Lopes Cristovão
  • Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin
  • Eliane Gouvêa Lousada
  • Paula Cobucci
  • Kleber da Silva (organização)

Compre aqui

As contribuições teóricas, metodológicas e didáticas do Professor Joaquim Dolz e colaboradores ao ensino e à formação de professores têm sido significativas não só no cenário da Universidade de Genebra, mas também no Brasil. Do ponto de vista internacional, os trabalhos da equipe de Genebra foram divulgados, no Brasil, princi-palmente, por meio do livro Gêneros orais e escritos na escola (Schneuwly e Dolz 2004), cuja publicação celebra agora vinte anos. A obra difundiu diversas teorias e propostas práticas pertinentes para o ensino de línguas e inspirou a formação inicial e contínua de professores, a elaboração de livros e outros materiais didáticos e diversas políticas públicas que tratam sobre o ensino de línguas. Nesta coletânea, reunimos pesquisadores de diferentes regiões do país para prestarmos nossa homenagem ao querido Joaquim Dolz, que tem colaborado incansavelmente no campo da educação brasileira.

 

Sobre os Organizadores

 

Vera Lúcia Lopes Cristovão é professora sênior no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUC-SP).É líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) desde 2002, vice-presidente da Associação Latino-Americana de Estudos da Escrita na Educação Superior e em Contextos Profissionais (ALES) e coordenadora do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA). Seus interesses de pesquisa são letramentos acadêmico-científicos, ensino e aprendizagem de línguas, formação de professores de línguas, educação ambiental e estudos da linguagem.

 

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin é professora titular da Universidade Federal do Ceará, com atuação na área de Ensino da Língua Portuguesa e formação de professores, no Departamento de Letras Vernáculas, no Programa de Pós-Graduação em Linguística e no Mestrado Profissional em Letras. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sua experiência profissional abrange o ensino de língua materna, com foco no Estágio docente, sala de aula do Ensino Superior e da Educação Básica. Seus interesses de pesquisa são voltados para a Didática das Línguas, a Formação inicial ou continuada de Professores e o Letramento Professoral em Língua Portuguesa. É pesquisadora do CNPq. Líder do Gepla/UFC e membro do Alter/USP e Histel.

 

Eliane Gouvêa Lousada é professora da Universidade de São Paulo (USP), com atuação na área de Ensino da Língua Francesa, no Departamento de Letras Modernas e no Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução. Mestre e Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUC-SP). É líder do Grupo de pesquisa ALTER-CNPq e ALTER-AGE CNPq e coordenadora do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP para o francês e o português. Sua experiência profissional abrange os diferentes contextos de ensino de línguas (LM ou LE), com foco no Ensino Superior. Seus interesses de pesquisa são voltados para a Didática das Línguas, o Plurilinguismo, a Formação inicial ou continuada de Professores e o Letramento Acadêmico, tanto em LM quanto em LE.

 

Paula Cobucci é Professora de Literatura, Ensino da Língua Portuguesa, Processo de Alfabetização e Letramentos, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Respectiva Literatura) pela Universidade de Brasília. Obteve seu título de Mestre e Doutora ambos em Linguística pela UnB. Concluiu estágio pós-doutoral em Educação na Universidade de Genebra, sob supervisão do Prof. Joaquim Dolz, e em Linguística na Universidade de Brasília, sob supervisão do Prof. Kleber Silva. Pesquisa o ensino de Língua Portuguesa a partir do gênero textual Poetrix. Pesquisadora do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL).

 

Kleber Aparecido da Silva é professor associado 3 da Universidade de Brasília (UnB),  com atuação na área de Linguística Aplicada Crítica e Sociolinguística Decolonial no  Departamento de  Linguística, Português e Línguas Clássicas e no Programa de Pós-Graduação em Linguística e em Relações Internacionais da UnB. Licenciado em Letras/Inglês pela Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Doutor em Estudos Linguísticos pela UNESP (São José do Rio Preto). Sua experiência profissional abrange a Educação Básica, nas redes pública e privada, e o Ensino Superior, na rede pública e seus interesses de pesquisa são gênero, raça e educação linguística; raça e colonialidade, linguagem, discurso e práticas identitárias; (multi)letramentos e educação crítica na formação de professores. É coordenador do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL). 

 

 

 

Participam desta coletânea

 

Adriana Aparecida da Silva.

Aline Diaz Reato

Bruna de Oliveira Leite Murraer

Camila Maria Marques Peixoto

Carlos Héric Silva Oliveira

Danielly Dayane Soares de Macêdo

Eliana Merlin Deganutti de Barros 

Eliane Gouvêa Lousada (org.)

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin (org.)

Fabiana Ramos

Fábio Delano Vidal Carneiro

Fatiha Dechicha Parahyba

Girlaine Felisberto de Caldas Aguiar.

Guilherme Moés

Irene Sampaio 

Joaquim Junior da Silva Castro

Juliana de Oliveira Gimenez

Juliana Marassatto Soares.

Juliana Reichert Assunção Tonelli

Kátia Diolina

Kleber Aparecido da Silva (org.)

Lidia Amélia de Barros Cardoso

Lidia Stutz

Lília Santos Abreu-Tardelli 

Luciane Sturm 

Luzia Bueno

Maria Augusta Reinaldo

Marcia Cristina de Aquino de Paula

Maria de Fátima Alves

Maria Ilza Zirondi

Maria Izabel Rodrigues Tognato

Maria Valdênia Falcão do Nascimento

Maria Vieira Monte Filha

Meire Celedonio da Silva

Milena Moretto

Otto Henrique Silva Ferreira

Paula Cobucci (org.)

Rayane Isadora Lenharo

Raquel Franciscatti dos Reis

Regina Celi Mendes Pereira

Rosana Souza de Vargas 

Shirley Barbosa das Neves Porto

Tânia Guedes Magalhães

Vera Lúcia Lopes Cristovão (org.)

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-854-8
Páginas: 376
Formato: 14X21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2024
 
 
Formas de Pagamento