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Esse livro discorre e desvenda as contribuições dos estudos da psicologia individual do pesquisador Alfred Binet utilizadas nas reformas educacionais mineiras (1925- 1940).
Os estudos chegaram ao Brasil a partir da iniciativa do governo mineiro de buscar soluções inovadoras para atender uma crescente demanda da educação.
A educação no Brasil se encontrava em um momento de transição: passando de um modelo elitista e tradicional para uma educação extensiva a toda população, mais humanizada, e embasada no movimento da "Escola Nova".
Nessa perspectiva, o estudo das diferenças individuais, junto a todo arcabouço de estudos disponíveis sobre a criança na época, foram base para se pensar meios de promover um ensino sob medida a muitas crianças considerando a sua individualidade.
Binet formulou um método completo para conhecer / avaliar a criança, habilitar as funções mentais e ainda fornecer um ponto de partida para que os professores criassem um material individualizado, que colaborasse com o desenvolvimento das crianças. As contribuições de Binet extrapolam o campo da avaliação psicológica, seus estudos colaboraram com as neurociências e ainda para habilitação e/ou reabilitação Neuropsicológica. Binet fora idealizador da Ortopedia mental, um método que utiliza vários exercícios de forma sistemática para melhorado funcionamento e organização mental das crianças.
Tendo em vista o alcance e importância da obra de Binet, recomendo fortemente sua leitura: psicólogos, professores e a estudantes de psicologia, pedagogia e pessoas que se interessam pela história da psicologia, neuropsicologia e psicologia do desenvolvimento.
Sobre a autora
Laênia Martins Petersen é psicóloga, docente do curso de psicologia, supervisora de estágios clínicos e psicossociais em instituições educativas. Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de educação FaE/UFMG com estágio de pesquisa em Paris e Rouen/França Graduada em psicologia pela Pontifícia Católica de Minas Gerais, com Formação em Reabilitação Neuro-psicológica pela Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo.