PDF / Ebook disponivel gratuitamente conforme Programa Capes/Proap de incentivos.
Esta tradução da Introdução à neolinguística, obra publicada originalmente em italiano em 1925, foi realizada para homenagear um dos grandes mestres da romanística, Matteo Bartoli (1873-1946), por ocasião do 150º aniversário do seu nascimento. Nesta obra, Bartoli apresenta uma rica discussão sobre o fenômeno da mudança linguística tomando como referência três aspectos: a relação cronológica entre as fases linguísticas, os centros de irradiação e as causas das inovações linguísticas. Sua obra se destaca principalmente pela discussão sobre a relação cronológica entre as fases linguísticas, através da análise de cinco normas areais: a da área mais isolada, a das áreas laterais, a da área maior, a da área posterior e a da fase desaparecida. Trata-se de uma obra de grande erudição linguística que oferece aos romanistas de hoje um instigante ponto de partida para o debate sobre a formação das línguas românicas.
Sobre os tradutores
César Nardelli Cambraia possui graduação em Letras (Português-Alemão) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Linguística Românica na Universitat de Barcelona (2010) e em Léxico e Terminologia na Universidade de Brasília (2020). Atualmente é Professor Titular de Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Românica e Crítica Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo histórico e comparado de morfossintaxe de línguas românicas em uma perspectiva tipológico-funcional, lexicologia sócio-histórica, toponímia histórica e edição de textos românicos antigos. É bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D do CNPq.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2403-3021.
E-mail: nardelli@ufmg.br.
Evandro Landulfo Teixeira Paradela Cunha possui graduação em Letras (Português-Italiano) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), especialização em Linguística Forense pela Universidade do Porto (2018), doutorado (em cotutela) em Linguística pela Universiteit Leiden e em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020) e pós-doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Atualmente é Professor Adjunto de Língua Italiana e Linguística Aplicada na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Computacional e Quantitativa, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem e simulação computacional da variação linguística, linguística forense computacional e linguística de corpus diacrônica.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5302-2946.
E-mail: cunhae@ufmg.br.