Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Das Brechas no Livro Didático à Formação Cidadã

o papel do letramento crítico no ensino de Línguas
 

 

 

  • Érika Amâncio Caetano (Organizadora)

Download do PDF

O presente trabalho visa a propor algumas possibilidades de adaptação de atividades de livros didáticos de língua inglesa (e uma de língua portuguesa) baseadas nas teorias do letramento crítico. Para tal, discutiremos o conceito de letramento crítico aqui adotado, assim como as possibilidades para a adoção de atividades voltadas para a promoção do letramento crítico (Soares, 2014), e adotaremos a teoria sobre brechas no livro didático de Duboc (2012, 2015) para a promoção dessa perspectiva crítica de ensino. Espera-se que este artigo fomente reflexões e novas pesquisas sobre a contribuição do letramento crítico para o engajamento cidadão do corpo discente e a formação de estudantes e professores para a justiça social.


Sobre a organizadora
Érika Amâncio Caetano – Professora doutora na Faculdade de Letras da UFMG.

Participam da coletânea

lice Roque Gonçalves da Cruz – Graduanda em Letras/Inglês pela Faculdade de Letras da UFMG. Professora particular, atua em curso livre de inglês e em projeto de ensino bilíngue da rede municipal de Nova Lima, Minas Gerais.

Arthur Malard Frezzolino Pereira – Graduando em Letras (Licenciatura em Inglês) pela UFMG. Participante de Iniciação Científica em Linguística Aplicada.

Carolina Sueto Moreira – Mestranda em Linguística Aplicada na UFMG. Professora de português e redação. Leitora crítica, produtora e revisora de material didático. Escritora e tradutora.

Cristian Araujo – Fulbright Brasil: Assistente de Ensino de Inglês (UFMG). Graduação em Ciência Política e Estudos Latinos pela Universidade de Notre Dame.

Cristiane Veloso Costa – Mestranda em Linguística Aplicada na UFMG.

Érika Amâncio Caetano – Professora doutora na Faculdade de Letras da UFMG.

Izabella Nazário Cirilo – Graduada em Letras (Bacharelado em Edição) pela UFMG. Voluntária na Iniciação Científica intitulada “Adaptação e Elaboração de Materiais Didáticos sob o Prisma crítico-decolonial”. Professora de inglês em cursos de idiomas.

Rodrigo Arruda Costa de Oliveira – Graduando em Letras - Licenciatura em Inglês pela UFMG. Estagiário no Educação Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras (EDUCONLE), Projeto de Extensão da UFMG, de outubro/2022 até fevereiro/2024.

Stefani Moreira Aquino Toledo – Doutoranda em Estudos Linguísticos (UFMG). Professora efetiva de Língua Inglesa na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Victoria Abreu Viana – Licenciada em Letras - Inglês pela UFMG e professora da rede privada de ensino.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-865-4
Páginas: 308
Formato: PDF
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: PDF
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2024
 
 
Formas de Pagamento