- Marcelo Sandmann
- Antonio Augusto Nery
- Patrícia da Silva Cardoso
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Há uma distância imensa entre o olhar e o ver. A obra de José Saramago se produz como contínuo exemplo disso, seja nos romances, que propõem um questionamento que pede ao leitor que passe a reparar no que antes apenas via, seja nos contos, no teatro ou nos poemas, capturas de um real a se observar, em grande angular ou em zoom analítico. Esta coletânea pede que se volte sobre o já visto, que se acrescente uma nova interpretação ao que se leu. Assim, na troca de olhares aqui propostos, nota-se que a união das visões de vários leitores da obra saramaguiana, vindos de lugares e formações distintas, torna-se um belo exercício de expansão de horizontes. E como o próprio Saramago aponta, na crônica "Com os olhos no chão": "Tudo estaria novamente por contar".
Sobre a organização
Antonio Augusto Nery – Professor Associado de Literatura Portuguesa na Graduação e na Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná e integrante da Cátedra Camões José Saramago dessa mesma instituição, onde também é vinculado ao Centro de Estudos Portugueses (CEP-UFPR) e um dos líderes do Grupo de Pesquisa “Diálogos com a Literatura Portuguesa”. É Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutor em Literatura Portuguesa pelas Universidades de Coimbra, do Minho e de Campinas. Bolsista de Produtividade do CNPq, seus interesses de pesquisa centram-se nos seguintes temas: Eça de Queirós; José Saramago; Literatura Portuguesa do século XIX à Contemporaneidade e Literatura e Religião.
Marcelo Sandmann – é professor de literatura portuguesa na Universidade Federal do Paraná desde 1992, com atuação na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1989, onde defendeu, em 1992, dissertação de mestrado intitulada A poesia de José Paulo Paes. Em 2004, concluiu doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em Teoria e História Literária, com a tese Aquém-além-mar: presenças portuguesas em Machado de Assis. Em 2016, realizou pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com pesquisa sobre a obra do poeta português João Luís Barreto Guimarães. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa “Presenças portuguesas em Manuel Bandeira”.
Patrícia da Silva Cardoso – é Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade de Campinas – Unicamp. Desde 1997 é professora de Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, Brasil. Nessa universidade coordena o Grupo de Pesquisa Diálogos com a literatura portuguesa e a Cátedra Camões José Saramago. Presidiu a Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa – ABRAPLIP no biênio 2016-2017. Em sua tese de doutoramento, Inês de Castro ou a morta luminosa, investigou as abordagens literárias do episódio inesiano, buscando com isso delinear um perfil do imaginário cultural português. Tem vários artigos publicados em periódicos e livros no Brasil e no exterior. Em seu campo de interesse incluem-se temas como modernidade/modernismo, identidade cultural, imaginário, e as relações entre literatura e cinema.
Participam da coletânea
Alisson Barboza Azevedo
Ana Cristina da Silva
Antonio Augusto Nery
Charles Vitor Berndt
Daniel Vecchio Alves
Eduardo Soczek Mendes (Frei Fernando, O.P.)
Eguimar Felício Chaveiro
Giuliano Lellis Ito Santos possui
José Carvalho Vanzelli
Letícia Costa
Luciene Marie Pavanelo
Luiz Rogério Camargo
Marcella Lopes Guimarães
Marcelo Sandmann
Milena Ribeiro Martins
Patrícia da Silva Cardoso
Pedro Fernandes de Oliveira Neto
Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves
Robson José Custódio
Rosana Apolonia Harmuch
Saulo Gomes Thimoteo
Tatiana Prevedello
Teresa Cristina Cerdeira
Verônica Daniel Kobs
Xênia Amaral Matos