É evidente a contribuição da ciência psicológica para as tarefas da Educação, sobretudo se levarmos em conta a quantidade e a qualidade de conhecimentos científicos acumulados sobre as diferentes dimensões da ação humana: processos e relações afetivas, cognitivas, morais, estéticas etc. A ação educacional no Brasil e no mundo, nos últimos tempos, tem outorgado um papel de destaque aos estudos psicológicos sobre a aquisição e o desenvolvimento dos conhecimentos na perspectiva psicogenética e construtiva. Apesar de esses estudos, realizados no século XX, terem mostrado a sua força explicativa em relação às mais diferentes áreas do conhecimento (matemática, lógica, física, biologia, ética, estética, fenômenos sociais etc.), eles ainda não são suficientemente conhecidos nos seus verdadeiros alcances para os problemas da educação. Querendo ganhar, então, maior profundidade de análise no campo da psicologia que se relaciona com as questões educacionais, os textos aqui organizados se centralizam em certos assuntos e conteúdos críticos na conjuntura educacional atual, os quais podem contribuir para a reflexão e para a prática da ação escolar.
TEMAS ABORDADOS NO LIVRO
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA À EDUCAÇÃO (Kester Carrara)
AFETIVIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO (Marília Matsuko Higa e Elena E. Shirahige)
ESCOLA E EDUCAÇÃO MORAL (Maria Suzana De Stefano Menin)
LINGUAGEM E PENSAMENTO NA CRIANÇA (Rosimar Bortolini Poker)
A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE NÚMERO: O PAPEL DA CONTAGEM (Leny R. Martins Teixeira)
CONHECIMENTO FÍSICO E CONHECIMENTO SOCIAL: DADOS PSICOGENÉTICOS PARA A AÇÃO ESCOLAR (Adrián O.D. Montoya)
SOBRE OS AUTORES
Adrián Oscar Dongo Montoya – Livre-docente do Departamento de Psicologia da Educação e professor dos programas de pós-graduação em Educação e Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Marília-SP.
Elena Etsuko Shirahige – Doutora em Psicologia, docente do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, (Cidade-Estado).
Kester Carrara – Livre-docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Unesp, Bauru-SP, e professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da FFC/Unesp, Marília-SP.
Maria Suzana S. Menin – Professora titular em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente-SP.
Marília Matsuko Higa – Doutora em Psicologia pela USP, professora aposentada do Departamento de Psicologia da Educação da FFC/Unesp, Marília-SP.
Leny Rodrigues Martins Teixeira – Doutora em Psicologia, docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco/MS e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp, Presidente Prudente-SP.
Rosimar Bortolini Poker – Doutora em Educação e professora do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Marília-SP.