Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Contribuições da Psicologia para a Educação

Asrián O. Dongo Montoya ( Orgs)

 

• Adrian Oscar D. Montoya

 

É evidente a contribuição da ciência psicológica para as tarefas da Educação, sobretudo se levarmos em conta a quantidade e a qualidade de conhecimentos científicos acumulados sobre as diferentes dimensões da ação humana: processos e relações afetivas, cognitivas, morais, estéticas etc. A ação educacional no Brasil e no mundo, nos últimos tempos, tem outorgado um papel de destaque aos estudos psicológicos sobre a aquisição e o desenvolvimento dos conhecimentos na perspectiva psicogenética e construtiva. Apesar de esses estudos, realizados no século XX, terem mostrado a sua força explicativa em relação às mais diferentes áreas do conhecimento (matemática, lógica, física, biologia, ética, estética, fenômenos sociais etc.), eles ainda não são suficientemente conhecidos nos seus verdadeiros alcances para os problemas da educação. Querendo ganhar, então, maior profundidade de análise no campo da psicologia que se relaciona com as questões educacionais, os textos aqui organizados se centralizam em certos assuntos e conteúdos críticos na conjuntura educacional atual, os quais podem contribuir para a reflexão e para a prática da ação escolar.

TEMAS ABORDADOS NO LIVRO

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA À EDUCAÇÃO (Kester Carrara)

AFETIVIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO (Marília Matsuko Higa e Elena E. Shirahige)

ESCOLA E EDUCAÇÃO MORAL (Maria Suzana De Stefano Menin)

LINGUAGEM E PENSAMENTO NA CRIANÇA (Rosimar Bortolini Poker)

A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE NÚMERO: O PAPEL DA CONTAGEM (Leny R. Martins Teixeira)

CONHECIMENTO FÍSICO E CONHECIMENTO SOCIAL: DADOS PSICOGENÉTICOS PARA A AÇÃO ESCOLAR (Adrián O.D. Montoya)

SOBRE OS AUTORES
Adrián Oscar Dongo Montoya – Livre-docente do Departamento de Psicologia da Educação e professor dos programas de pós-graduação em Educação e Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Marília-SP.

Elena Etsuko Shirahige – Doutora em Psicologia, docente do curso de Pós-graduação em Psicopedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, (Cidade-Estado).

Kester Carrara – Livre-docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Unesp, Bauru-SP, e professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da FFC/Unesp, Marília-SP.

Maria Suzana S. Menin – Professora titular em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente-SP.

Marília Matsuko Higa – Doutora em Psicologia pela USP, professora aposentada do Departamento de Psicologia da Educação da FFC/Unesp, Marília-SP.

Leny Rodrigues Martins Teixeira – Doutora em Psicologia, docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco/MS e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unesp, Presidente Prudente-SP.

Rosimar Bortolini Poker – Doutora em Educação e professora do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Marília-SP.


 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-075-7
Páginas: 112
Formato: 14 x 21 cm
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2009
 
 
Formas de Pagamento