Escola é lugar de política? Uma “escola sem partido” é algo que Brasil deveria evitar ou encorajar? Como podemos analisar os discursos do/sobre o Movimento Escola Sem Partido e desvendar sua ideologia? Essas perguntas motivaram a escrita deste livro de divulgação científica de linguística. Ele se destina a um público amplo, fora dos limites acadêmicos, mas isso não significa que suas páginas contenham simplificações ou apenas um panorama genérico sobre as ciências da linguagem. Muito ao contrário, seu texto equilibra a explicação de conceitos complexos, como as noções de “fórmula discursiva” e “efeito de sentido”, com a apresentação do maravilhamento (ou dos mistérios, medos e ameaças) produzido a partir de uma única expressão, nesse caso, “escola sem partido”. Além de demonstrar como acontece o processo de produção de sentidos, este livro convida os leitores a replicar o método de análise em outros textos e contextos, iniciando-os no caminho das descobertas linguísticas.
SOBRE O AUTOR
Hélio Oliveira -- Mestre e Doutor em Linguística pela Unicamp, com parte da pesquisa desenvolvida na EHESS-Paris, especialista em Gestão da EaD pela UFF-RJ e graduado em Letras pela Unifeob-SP. Atualmente, é pesquisador associado ao grupo Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise, sediado no IEL/Unicamp, interessando-se, principalmente, pelo estudo de discursos de ódio e intolerantes.
|