Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Escola [E Linguística] é Lugar de Política?

Uma Análise Discursiva da Escola sem Partido 

 

• Hélio Oliveira

Escola é lugar de política? Uma “escola sem partido” é algo que Brasil deveria evitar ou encorajar? Como podemos analisar os discursos do/sobre o Movimento Escola Sem Partido e desvendar sua ideologia? Essas perguntas motivaram a escrita deste livro de divulgação científica de linguística. Ele se destina a um público amplo, fora dos limites acadêmicos, mas isso não significa que suas páginas contenham simplificações ou apenas um panorama genérico sobre as ciências da linguagem. Muito ao contrário, seu texto equilibra a explicação de conceitos complexos, como as noções de “fórmula discursiva” e “efeito de sentido”, com a apresentação do maravilhamento (ou dos mistérios, medos e ameaças) produzido a partir de uma única expressão, nesse caso, “escola sem partido”. Além de demonstrar como acontece o processo de produção de sentidos, este livro convida os leitores a replicar o método de análise em outros textos e contextos, iniciando-os no caminho das descobertas linguísticas.

 

 

SOBRE O AUTOR

 

Hélio Oliveira -- Mestre e Doutor em Linguística pela Unicamp, com parte da pesquisa desenvolvida na EHESS-Paris, especialista em Gestão da EaD pela UFF-RJ e graduado em Letras pela Unifeob-SP. Atualmente, é pesquisador associado ao grupo Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise, sediado no IEL/Unicamp, interessando-se, principalmente, pelo estudo de discursos de ódio e intolerantes.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-622-3
Páginas: 164
Formato: 12x22cm
Altura: 22 cm
Largura: 12 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2022
 
 
Formas de Pagamento