Como escrever é difícil! Por mais que o escritor seja talentoso, via de regra, o sujeito encontra grande sofrimento no intervalo entre o momento de escrever e a hora de concluir o que poderia ser o mais banal dos escritos. Para além da tarefa empírica, esta intermitência é co-habitada por monstros fantasmáticos cuja presença evoca todo um rosário de justificativas ou de imprecações e blasfêmias. Infernal!
Inspirado livremente na divina comédia de Dante Alighieri, O Inferno da Escrita reúne doze trabalhos que versam a respeito dos impasses da escrita na contemporaneidade. Curiosos, os pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (GEPPEP) interrogam-se: o que obriga a fazer do ato de escrever um verdadeiro deus-nos-acuda? Quais são os fantasmas próprios que cada sujeito que se dispõe a formar leitores e escritores tem de enfrentar?
Dessacralizando autores, postulados consensuais e o próprio rol de subterfúgios que cada um erige em motivo válido para não enfrentar suas amáveis desculpas, os autores deste livro foram estudar aquilo que não é corrente, o que não goza de hegemonia e obras literárias, porque permitem a subversão do estabelecido.
Convidamos à leitura todos aqueles que se ocupam de escrever em contexto acadêmico e lançamos o desafio: é possível transformar a tragédia costumeira da produção de conhecimento em uma experiência divina?
SOBRE OS AUTORES;
Claudia Riolfi (org.) – Psicanalista, doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, fez pós-doutorado pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Professora de Metodologia do Ensino de Português na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise – GEPPEP.
Valdir Heitor Barzotto (org.) -- Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, fez pós-doutorado pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Professor de Metodologia do Ensino de Português na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise – GEPPEP.
Émerson de Pietri – Doutor em Linguística Aplicada ao Ensino/ Aprendizagem de Língua Materna, pela Universidade Estadual de Campinas. Professor de Metodologia do Ensino de Português na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Além da atuação na formação de professores, tem interesse na história do ensino de escrita no Brasil.
Suelen Gregatti da Igreja – Graduada em Letras (Português/Francês) e mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da USP.
Sulemi Fabiano – Mestre e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Desenvolve pesquisas em Análise do Discurso, com ênfase no ensino da leitura e escrita e formação de professores. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso – GETED.
Maria Dolores Wirtz Braga – Mestre e doutoranda em Letras pela Universidade de São Paulo. Leciona inglês como língua estrangeira há mais de trinta anos. Tem publicações nas áreas de Análise do Discurso e Psicanálise. Sua dissertação de mestrado foi publicada na Alemanha pela editora VDM Verlag sob o título Prevention of metaphorisation: a discoursive analysis on giving instructions.
Marisa Grigoletto – Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3), em Paris, França. Professora do Departamento de Letras Modernas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês.
Emari Andrade – Graduada em Letras, mestre e doutoranda em Educação na FEUSP. Professora da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisa o ensino de língua materna e a formação de professores.
Mariana Aparecida de Oliveira Ribeiro – Graduada em Letras, mestre e doutoranda em Educação, Linha de Pesquisa Linguagem e Educação da Universidade de São Paulo. Professora substituta da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat, da disciplina de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa.
Carlos Gomes de Oliveira – Graduado em Letras, Português/Inglês, pela Universidade do Grande ABC – UNIABC. Mestre em Educação – Linha de Pesquisa Linguagem e Educação, pela FEUSP. Professor auxiliar na Anhanguera Educacional.
Tathiane Graziela Cipullo – Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (2007). Professora do Ensino fundamental e médio no Município de São Paulo.
Sonia Almeida – Mestre em Educação pela UFMA e Doutora em Educação pela FEUSP. Professora Associada I da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisa a escrita no ensino superior e seus desdobramentos na formação do professor de língua portuguesa. Membro efetivo do Conselho Estadual de Educação e da Academia Maranhense de Letras.
Anna Maria Grammatico Carmagnani – Graduada em Língua e Literatura Inglesa pela PUC-SP, com mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC-SP, pós-doutorado na Unicamp e Universidade de Montréal. Atualmente, é docente da Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras Modernas. Suas pesquisas compreendem estudos nas áreas de Análise de Discurso, Língua Estrangeira e Formação de Professores.
Ercilene Maria de Souza Vita – Graduada em Letras e Direito e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tradutora juramentada e professora do Colégio e Curso Experimental Bilíngue Lycée Pasteur-SP.
Kelly Gomes Oliveira – Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na linha de Pesquisa Linguagem e Educação. Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2007). Professora da Faculdade Campo Limpo Paulista.
Mical Marcelino – Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação, da Universidade de São Paulo. Atuou como professora de Língua Portuguesa da educação básica, na rede pública e em ações de formação continuada de professores. Professora do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Uberlândia.
Enio Sugiyama Junior – Graduado em Letras e Linguística e Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Professor de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Bahia.