É Professor Livre Docente da Faculdade de Educação da USP, onde ministra as disciplinas Metodologia do Ensino de Português, Metodologia do Ensino de Linguística, Alfabetização e Leitura e Produção de Textos para a graduação e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação. É também professor no Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa do DLCV/FFLCH/USP. Tendo como área de concentração a Análise do Discurso, dedica-se à análise de textos produzidos em contexto escolar, incluída aí a universidade, de textos midiáticos e de trabalhos que versam sobre variedades linguísticas. É mestre e doutor em Linguística pela UNICAMP com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França). Fez Pós-doutorado na Universidade Paris 8. Coordenou pela FE/USP o projeto Disciplinas da Licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa Procad/NF/Capes –, desenvolvido em parceria com a UFMA e a UERN. Organizou livros sobre leitura, escrita, ensino de língua portuguesa, formação de professores e mídia. É presidente de honra da Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPGL), entidade que organiza o Fórum Acadêmico de Letras- FALE, do qual foi um dos criadores e da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP), entidade que organiza o Fórum Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedgogia/Fiped. É um dos criadores e organizadores do Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da FE/USP, bem como do Seminário Leitura e Produção no Ensino Superior. Integrou a diretoria da Associação de Leitura do Brasil-ALB. É co-coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (Geppep). |