COMPRE AQUI
O livro retrata a política educacional brasileira no período de 1999 a 2009, configurada no sistema educacional do país, em um período de grandes mudanças administrativas e pedagógicas, com relação à educação escolar. Considera ainda, a política educacional como objeto de análises por meio de ações, de projetos e dos programas desenvolvidos em âmbito nacional, com o intuito de destacar os entraves presentes nesse processo, ao considerar que estes são elementos fundamentais para subsidiar as discussões e aprimorar as análises por meio da teoria, da legislação e da prática da política educacional. É destinado a pesquisadores, estudantes de pós-graduação, graduação e profissionais da educação interessados na análise de políticas educacionais, implementação, avaliação de projetos e programas educacionais.
A temática das políticas públicas educacionais brasileiras tem sido objeto de um renovado estudo nos Programas de Pós-Graduação e em disciplinas da formação de educadores em nível de graduação. As duas últimas décadas (anos de 1990 e 2000) tem sido particularmente férteis na elaboração e implementação de políticas educacionais nacionais, estaduais e municipais. A produção de pesquisas sobre políticas públicas educacionais no Brasil é relevante e considerada pelos avaliadores das agências nacionais como imprescindível para a indução de ações, projetos e programas. Desse modo, o livro tem o objetivo de retratar a política educacional brasileira no período de 1999 a 2009. Configurada no sistema educacional, a política educacional será objeto de análises por meio das ações, dos projetos e dos programas desenvolvidos em âmbito nacional. Os entraves da política educacional são compreendidos como elementos que objetivam subsidiar as discussões e aprimorar as análises de base teórica, normativa e da prática da política educacional brasileira pelos autores.
ORGANIZADORES:
Debora Cristina Jeffrey - Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Doutora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação e Chefe do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, avaliação sistemas educativos, gestão educacional e educação de jovens e adultos.
Luis Enrique Aguilar - Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Máster en Tecnologia de la Educación pela Universidad de Salamanca e Organización de los Estados Iberoamericanos OEI-Espanha. Graduado en Psicopedagogia -Universidad Nacional de La Rioja, Argentina e Professor para o Ensino Fundamental pela Escuela Normal Nacional. Na Argentina(1977) iniciou sua atividade como docente onde foi professor e diretor de escolas e colégios de ensino fundamental e médio, de Educação de Adultos. Foi Chefe de Planejamento Educativo no âmbito do governo estadual e técnico de planejamento de políticas educacionais na esfera nacional. No Brasil é pesquisador do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional, professor de Graduação e Pós Graduação MS-3 da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, tendo sido Chefe de Departamento, Coordenador de Pós Graduação e Vice-Presidente da Comissão Central de Pós Graduação da UNICAMP. Foi membro da Comissão de Avaliação da Área de Educação da CAPES e consultor do CNPq, FAPESP e FAPEMIG. Atua no desenho e elaboração de planos de formação e qualificação docente estaduais e nacionais, na gestão de redes municipal, estadual e federal de educação e na gestão da cooperação científica interinstitucional nacional e internacional. Pesquisador e docente na área de Educação, com ênfase na administração de Sistemas Educacionais, planejamento da educação, Estado, políticas públicas, gestão, avaliação e estudos comparativos de política educacional.
PARTICIPAM DA COLETÂNEA:
Andréa Lopes da Costa Vieira
Universidade Federal do Estado do
Rio de Janeiro (Unirio)
Anselmo Alencar Colares
Universidade Federal do Oeste
do Pará (Ufopa)
Dirce Nei Teixeira de Freitas
Universidade Federal da Grande
Dourados (UFGD)
Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Jane Paiva
Universidade do Estado do Rio (UERJ)
João Augusto Gentilini
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
José Jairo Vieira
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares
Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)
Theresa Adrião
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)