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Saberes e Práticas de Docência

(Organização: Marisa Narcizo Sampaio e Rosália de Fátima e Silva)

 

• Marisa Narcizo Sampaio
• Rosália de Fátima e Silva

 

Este trabalho apresenta discussões e reflexões sobre práticas pedagógicas e curriculares relacionadas com educação do campo, alfabetização, docência no ensino superior, formação de professores, avaliação, educação infantil ou educação de jovens e adultos, a partir de experiências e pesquisas de professores e professoras vinculados à Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Currículo do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Os autores e autoras contam suas experiências de práticas pedagógicas na universidade e de suas pesquisas sobre estas práticas na escola básica e em outros espaços educativos. Discutem ainda suas diferentes formas de fazer pesquisa, mostrando a diversidade de possibilidades que utilizam para produzir conhecimentos e contribuir a reflexão e a ação no campo da educação. Pretendem nessa interação com os leitores - educadores, docentes, pós-graduandos, pesquisadores, alunos da graduação dos diversos cursos de licenciatura, profissionais das diversas áreas interessados na educação – propiciar processos de reflexão sobre a organização de práticas pedagógicas críticas, emancipatórias e inclusivas nas escolas e nos diversos contextos educativos.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Marisa Narcizo Sampaio - Pedagoga, mestre e doutora em Educação. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua nas áreas de formação continuada de professoras, cotidiano escolar e educação popular e educação de jovens e adultos. E-mail: marisamns@gmail.com

Rosália de Fátima e Silva - Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutora em Ciências  da Educação pela Universidade de Caen - França com estudos na acerca da relação entre educação e cidadania nos discursos da política. Interesse em estudos que impliquem a Educação Superior sob o prisma da formação de professores e de práticas pedagógicas de docentes e discentes. Orienta estudos e pesquisas na abordagem Metodológica da Entrevista Compreensiva.

PARTICIPAM DA COLETÂNEA:

Alessandro Augusto de Azevêdo - Educador em permanente incompletude. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2006) e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN (1996). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrante da Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Currículo, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Tem como preocupações acadêmicas, questões relacionadas à Educação do Campo, Trabalho, Reforma Agrária, Movimentos Sociais, Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Alexander de Freitas - Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, professor de didática para as licenciaturas oferecidas pelo Departamento de Práticas Educativas e Currículo do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenador do projeto de extensão “Cinema e educação: um olhar pós-estruturalista” e do projeto de pesquisa: “Cinema e educação: o que pode o cinema”, pesquisador do Núcleo de Estudos Críticos em Subjetividades Contemporânea vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN, atuando junto à Linha de Pesquisa “Modos de subjetivação contemporâneos: cartografias do presente”.

Ana Teresa Silva Sousa - Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (2011) Linha de Pesquisa Prática Pedagógica e Currículo com ênfase na Formação de Professores, Formação de Conceitos, Pesquisa Colaborativa, Práticas Docentes e Saberes. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002). Especialista em Educação Infantil. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1990). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, Formação de Professores, atuando principalmente nas seguintes áreas: Didática, Metodologia do Ensino Superior, Prática Pedagógica, Educação Infantil, Estagio Supervisionado.

Denise Maria de Carvalho Lopes - Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde 1979. Tem mestrado e doutorado em Educação na UFRN e pós-doutorado em educação na Universidade de Coimbra. Atua como docente na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação a UFRN orientando monografias, dissertações e teses e desenvolvendo  investigações que privilegiam processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, especialmente nas áreas da aprendizagem da linguagem - oral e escrita/alfabetização e na Educação Infantil - organização e funcionamento. No campo da extensão atua permanentemente em programas de formação continuada de professores da rede pública para a Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Elaine Luciana Silva Sobral - Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Mestre em Educação e Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ceará-Mirim, RN desde 1998. Atualmente, exerce a função de Coordenadora de Currículo na Secretaria Municipal de Educação e atua como Professora convidada no curso de Especialização em Educação Infantil da UFRN. Tem experiência na docência em nível superior nas áreas de Alfabetização e Educação Infantil, como Professora Substituta do curso de Pedagogia (UFRN) e Professora de Cursos/Programas de Formação Continuada do MEC/UFRN.  Desenvolve o pesquisas na área de educação infantil, com ênfase nos seguintes temas: Infância, Criança, Currículo e Prática Pedagógica.

Francisca Lacerda de Góis - Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1973), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da história, formação de conceitos, tempo histórico, ensino fundamental e educação.´ Áreas de interesse: História Geral, História do Brasil, Educação Brasileira, História da Educação, Psicologia, Didática Geral e Didática Aplicada.

Giane Bezerra Vieira - Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, ministra disciplinas nas áreas de Alfabetização e Letramento, Linguagem e Psicologia Educacional. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para análise das necessidades na formação do professor alfabetizador da escola pública. Suas publicações tratam de questões relativas à propostas de alfabetização na perspectiva do letramento.

Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina - Graduada em Pedagogia (1994), Ciências Econômicas (1989) e Mestra em educação (2002) pela Universidade Federal do Piauí. Doutora em Educação (2004) PELA Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Estágio pós-doutoral na PUC/SP. (2009). Na área de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Piauí e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora da Base de Pesquisa FORMAR. Tem experiência na área da educação básica e superior. Estuda e pesquisa os seguintes temas: trabalho e formação docente, formação e desenvolvimento de conceitos, significados e sentidos, docência universitária, prática pedagógica. Tem como referencial teórico metodológico a Teoria Sócio Historico Cultural e a Pesquisa Critica de Colaboração.

Jacyene Melo de Oliveira Araújo - Professora Adjunto II do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Licenciada em Pedagogia pela UFRN. Obteve Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da UFRN. Tem ministrado disciplinas na graduação em Pedagogia, como também nas Licenciaturas e na Pós- Graduação (especialização) - nas modalidades presencial e a distância, atuando na pesquisa e na extensão, principalmente nas seguintes temáticas: Formação Docente, Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, Educação a Distância.

João Maria Valença de Andrade - Bacharel (1985) e Licenciado (1988) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre (1992) e Doutor (1998) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor associado do Centro de Educação da UFRN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, práticas pedagógicas e currículo.

Karyne Dias Coutinho - Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente, é Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de Licenciatura em Pedagogia. É membro do Núcleo de Estudos Críticos em Subjetividades Contemporâneas (UFRN). Seus interesses atuais de investigação referem-se às cartografias dos modos de subjetivação contemporâneos, com ênfase para os sujeitos contemporâneos da educação, em especial a partir dos estudos de Michel Foucault e Gilles Deleuze. Email para contato: kcout@terra.com.br

Márcia Maria Gurgel Ribeiro - Professora Associada e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Natal/BR, Departamento de Práticas Pedagógicas e Currículo (DPEC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN (PPGED/UFRN) mgurgelribeiro@hotmail.br

Maria Cecília Camargo Magalhães - Graduada em Letras Germânicas (Inglês e Alemão), (1970), Licenciada em Português e Inglês pela Universidade de São Paulo (1971), Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP (1980) e Doutora em Educação pelo College of Education, Virginia Polytechnic Institute and State University (1990) em Currículo e Instrução. Defendeu tese de DR com um trabalho colaborativo com uma professora de um grupo de reforço em leitura, em uma escola americana. É professora titular da PUC/SP. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua materna e estrangeira, leitura e escrita no ensino-aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, formação contínua de professores metodologia de pesquisa Crítica de Colaboração. Fundamenta-se na Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural e na concepção enunciativa de linguagem (Volochinov e Bakhtin). É uma das líderes do Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escolar, LACE.

Maria Estela Costa Holanda Campelo - Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É Licenciada em Pedagogia pela UFRN. Obteve Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da UFRN. Nos últimos anos, sua atuação docente tem prevalecido na graduação em Pedagogia e na Pós-graduação em Educação da UFRN, onde está vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Currículo. Suas publicações têm versado sobre as temáticas de suas investigações - Saberes Docentes; Análise de Necessidades na formação de professores da educação infantil, do ensino fundamental e da EJA; Alfabetização e Letramento de crianças, e de jovens e adultos - que têm como fio condutor o compromisso político de contribuir para o sucesso escolar da escola pública brasileira.

Maria de Fátima Carvalho - Docente do Departamento de Educação, da Unifesp - Guarulhos(SP). Atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e Adolescência. Formada em psicologia pela UFRN(1987) é doutora em educação pela Unicamp (2004), na área Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Em seu trabalho como docente e pesquisadora destaca-se o estudo de questões relativas as condições e modos de aprendizagem, mais especificamente, das interações entre educadores, alunos e conhecimentos frente às políticas e práticas de inclusão escolar, de forma que relaciona os processos de escolarização de crianças e jovens com deficiência, a formação e o trabalho docente.

Maria Salonilde Ferreira - Professora, pesquisadora voluntária vinculada a Linha de Pesquisa “Práticas Pedagógicas e Currículo” - Base de Pesquisa “Currículo Saberes e Práticas Educativas” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Graduada em Pedagogia (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras), Mestra em Educação (Universidade Federal de São Carlos/SP) é doutora em Ciências da Educação pela Université de Caen /França. Realiza pesquisas na área das Ciências da Cognição, especificamente, a formação e desenvolvimento de conceitos em situações formais de escolarização, tendo como suporte teórico metodológico o materialismo histórico dialético e a abordagem colaborativa crítico reflexiva. Autora e organizadora de livros, entre outros, Pesquisa em Educação: múltiplos olhares (2007), Mapas e Redes Conceituais: reestruturando concepções de ensinar e aprender (2008), Buscando Caminhos: uma metodologia para o ensino-aprendizagem de conceitos (2009), Políticas Educacionais e Práticas Educativas (2010).  

Nilma Margarida de Castro Crusoé - Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergip, UFS (1999) e mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2003). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2010) com Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra, Portugal. É pesquisadora e professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Desenvolve pesquisa, ensino e extensão na área de Prática Pedagógica em espaços educacionaisl. É autora do livro “Interdisciplinaridade: representações sociais de professores de matemática”. Professora de  Prática de Ensino, no Curso de Pedagogia; membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Pratica Pedagógica em Espaços Educacionais (GEPPE) e do grupo  de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais (Gepráxis), membro do Comitê Editorial da Revista Práxis Educacional, da UESB. Coordenadora do Programa de Mestrado em Educação (PPGEd/Uesb). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Representação Social, Currículo, Prática pedagógica e Interdisciplinaridade.

Rosa Aparecida Pinheiro - Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com Estagio Doutoral na Universidad de Barcelona (2007) e Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2011. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com pesquisa nos campos do Currículo e na Educação do Jovem e do Adulto. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Dialogicidade e Práticas Culturais - CNPQ e da Cátedra de Jovens e Adultos UNESCO - Núcleo UFRN.

Vivianne Souza de Oliveira Nascimento - Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Doutora em Educação pela UFRN. Possui Mestrado em Educação e é graduada em Pedagogia na UFRN. Desenvolve Pesquisa no campo da Educação Superior, Formação de professores e práticas pedagógicas docentes.

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-254-6
Páginas: 516
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 3 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2014
 
 
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