Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Com a Palavra, o Professor

- Vozes e Representações Docentes à Luz do Interacionismo Sociodiscursivo

 

• Mariana Pérez

 

O trabalho de Mariana Pérez tem qualidades evidentes - no que diz respeito à seleção de informação, à explicitação de objetivos, aos esclarecimentos metodológicos e à exposição rigorosa e clara. Situando-se no quadro teórico e epistemológico do Interacionismo sociodiscursivo, a autora perspectiva-o de forma simultaneamente ampla e concisa: por um lado, evocando contribuições fundadoras e determinantes, como as de Vygotski, de Habermas ou de Saussure; por outro, tomando em consideração abordagens mais recentes, no campo das ciências do trabalho e da ergonomia, através das quais estabiliza os procedimentos metodológicos que sustentam a pesquisa.
Seriam estas razões já mais do que suficientes para recomendar a leitura do trabalho. Mas o percurso que a autora nos propõe é mais estimulante do que estes aspectos podem fazer crer. Os contributos teóricos mobilizados fundamentam a focalização escolhida - colocando no centro dos interesses e das preocupações a pessoa e o seu agir, a possibilidade de falar sobre esse mesmo agir e, falando, a capacidade de o (re)pensar criticamente. Trata-se, neste caso, de trabalho docente - multidimensional e atravessado pelos conflitos entre vozes diferenciadas, como exprime o discurso da professora entrevistada. Se a análise proposta evidencia esses mesmos aspetos, permite também salientar o papel de instâncias várias, com destaque para a formação inicial e a formação para a docência, na forma como a professora em causa (re)interpreta o seu agir. E permite mostrar, a concluir, que a interpretação do trabalho docente é construção - “entendida como desconstrução, reconstrução e coconstrução”. Estamos no cerne do programa de trabalho do interacionismo sociodiscursivo - lá onde o potenciar de um agir (mais) reflexivo cria rupturas e/ou desencadeia (etapas de) desenvolvimento (em interação). Não percamos então mais tempo. Com a palavra, Mariana Pérez. E com a palavra, também, cada um(a) de nós - na leitura (reflexiva) que aqui se inicia, ou na interpelação que dela nos fica.

SOBRE A AUTORA:

Mariana Pérez é Mestre em Linguística e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba, em que desenvolve pesquisa sobre o trabalho docente na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. É Professora Assistente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) da UFPB e faz parte do Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (Gelit-UFPB-CNPq). Tem artigos e capítulos de livros publicados resultantes das pesquisas que realiza na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira e Formação Inicial e Continuada de Professores. Organizou, com Betânia Medrado, o livro Leituras do Agir Docente: A atividade educacional à luz da perspectiva interacionista sociodiscursiva, pela Editora Pontes (2011).

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-318-5
Páginas: 196
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2014
 
 
Formas de Pagamento