Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks de acesso Livre
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
A Arte Narrativa na Infância - Práticas Para o Teatro da Leitura e a Contação de Histórias

(Organização: Juliane Francischeti Martins Motoyama, Renata Junqueira de Souza, Valéria Santos da Silva e Vania Kelen Belão Vagula)

 

• Juliane Francischeti Martins Motoyama
• Renata Junqueira de Souza
• Valéria Santos da Silva
• Vania Kelen Belão Vagula

Compre aqui

Um meio promissor de apresentar o novo livro do grupo do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil) é atentar para seu subtítulo “práticas para o teatro da leitura e a contação de histórias”. E assim, convidamos o leitor a perguntar junto de nós: Como esses temas se articulam, na escola contemporânea, dirigidos à formação de crianças leitoras? Como aproximá-las do universo da cultura escrita, mediante o ato de ler, contar e entreter?  Como criar a necessidade, o desejo e o interesse pela leitura da literatura infantil?

Nesta obra, ressalta-se não somente o valor da leitura/contação de histórias e do teatro como atividade dramática e cênica, sobretudo para o leitor professor, que ao compreender e encantar-se com tais processos, tem formado crianças e alunos leitores. Esse livro discute às dicotomias articuladas à formação de ouvintes  X formação de leitores e assegura atividades práticas cheias de sentimentos e emoções, recheadas de formação humana, enfim, de fruição da arte estético-literária.

SOBRE AS ORGANIZADORAS:

Juliane Francischeti Martins Motoyama - Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp/FCT), graduada em Letras pela Faculdade de Presidente Prudente (Fapepe/Uniesp) e mestranda do curso de Pós-Graduação em Educação - na Unesp. Com experiência de mais de dez anos no Ensino Fundamental, atualmente, desempenha a função de Orientadora Pedagógica na rede municipal de Presidente Prudente, SP, além de participar do Projeto Hora do Conto (Cellij) e atuar como contadora de histórias. E-mail para contato: julianefmotoyama@gmail.com

Renata Junqueira de Souza - Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e é livre-docente pela mesma Instituição no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Atualmente é professor visitante da Universidade do Minho e professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, literatura infantil, literatura e formação de professores. E-mail para contato: recellij@gmail.com

Valéria Santos da Silva - Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/FCT) e graduada em Pedagogia pela mesma instituição. É atriz, arte-educadora, contadora de histórias, diretora de espetáculos e professora de teatro. Integrante e pesquisadora do Grupo de Pesquisa: “Formação de Professores e as relações entre as práticas educativas em leituras, literatura e avaliação do texto literário” do Cellij - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho e Silva” - Unesp/FCT, desde o ano de 2009. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com as seguintes temáticas: Literatura Infantil, Contação de Histórias, Leitura em voz alta, Oralidade e Teatro, o qual ministra cursos, palestras, oficinas e presta assessoria pedagógica. E-mail para contato: valeriasantosarte@gmail.com

Vania Kelen Belão Vagula - Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/FCT, tendo desenvolvido pesquisa na área de Práticas Educativas, com foco na avaliação de produções de textos. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na área de Educação da Infância, com foco no ensino e aprendizagem de estratégias de leitura. Atuou por sete anos como professora de ensino fundamental I na Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo e na Rede Sesi. Atualmente é Orientadora Pedagógica de uma escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente, sendo também formadora, pela Universidade Estadual Paulista, do programa de formação de professores “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” (PNAIC). Atua na coordenação de um projeto de extensão que desenvolve pesquisa e práticas de ensino de estratégias de leitura com alunos do ensino fundamental e é membro do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (Cellij), ambos da Unesp/FCT.

SOBRE AS AUTORAS:

Ana Laura Garro dos Santos - Formada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/ Unesp) e atualmente mestranda do curso de Pós-Graduação - em Educação - na mesma instituição. Foi bolsista de extensão do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (Cellij) sob orientação da Professora Renata Junqueira de Souza nos anos de 2011 a 2013. Tem interesse e experiência nas áreas de Literatura Infantil e Juvenil, formação de leitores e estratégias de leitura. E-mail para contato:  analaura.garros@gmail.com

Edna Mara da Silva de Souza - É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (Unesp/FCT - Presidente Prudente),e  graduanda em Letras pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (FCLAR - Araraquara). Atualmente atua como contadora de histórias. E-mail para contato: edna.tifu@gmail.com

Izabele Dias dos Santos - É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp/FCT - Presidente Prudente). Participou como bolsista de projeto de extensão nos projetos “Sala de leitura: formando crianças leitoras” e “Pais e filhos da mamãe gansa”, trabalhando a contação de histórias, literatura infantil e formação do pequeno leitor, ambos sob a orientação da Professora Doutora Renata Junqueira de Souza. Atualmente é contadora de histórias e integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) “Leitura nas licenciaturas: espaços, materialidades e contextos na formação docente”, sob orientação de Renata Junqueira de Souza. E-mail para contato: izabeledias_@hotmail.com

Paula Cristina Dantas dos Santos - Graduou-se em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia "Julio de Mesquita Filho" (Unesp/FCT), neste momento está cursando pós-graduação em Ludopedagogia pela Faculdade Campus Elíseos e atuando como professora de creche e contadora de histórias em rede particular. E-mail para contato: cris_tinasnl@hotmail.com

Simônica da Costa Ferreira - É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp/FCT) e mestranda em Educação pela mesma instituição. Tem experiência com docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Know-how nas áreas de Educação, com ênfase em Literatura, Leitura e Produção Textual. E-mail para contato: simonicacf@gmail.com  

Taisa Andrade de Souza Silva Ribeiro - Graduada em Letras pela Faculdades de Dracena - Unifadra, SP, e em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Julio Mesquita Filho (Unesp/FCT). Recentemente tem atuado na Pesquisa intitulada “Literatura e Primeira Infância: dois municípios em cena e o PNBE (Programa Nacional de Biblioteca na Escola) na formação de crianças leitoras”, e como supervisora do Projeto de Extensão "Hora do conto no Cellij: encontro entre cultura e literatura", ambos sob orientação da professora Renata Junqueira de Souza. Atualmente é Mestranda do programa de pós-graduação em Educação da Unesp/FCT com o projeto "Papel e tela: um estudo sobre preferências das crianças, literatura infantil e narrativas televisivas". E-mail para contato: srtaisandrade@gmail.com

 
 
Por: R$ 0,00
ISBN: 978-85-7591-368-0
Páginas: 92
Formato: 21 x 28
Altura: 28 cm
Largura: 21 cm
Profundidade: 1 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Português
Ano: 2015
 
 
Formas de Pagamento