[O] livro que ora apresento não é só relevante para a Licenciatura objeto da experiência e investigação, mas para toda licenciatura cujo objetivo seja formar o professor de língua, materna ou estrangeira. A autora acredita na necessidade de construir uma visão mais integrada do processo de ensino-aprendizagem de línguas e, por isso, este livro pode também ser lido como um passo na direção da construção de pontes epistemológicas entre as disciplinas específicas e pedagógicas dos cursos de Letras e as disciplinas de Línguas Modernas que propiciem um trabalho colaborativo, abrangente, favorecedor de parcerias colaborativas entre pesquisadores e professores em formação. [...] Com o objetivo de narrar uma das possibilidades de atuação do professor iniciante e de vivenciar suas concepções via escrita, a autora oferece a colegas formadores de professores, a programas de formação governamentais, a professores colaboradores em formação continuada, aos próprios estagiários - ou professores iniciantes - uma análise de gêneros formativos experimentais e de textos escritos por estagiários em eventos de letramento acadêmico-profissional que, além de se tornarem exemplos - a serem seguidos ou evitados nas disciplinas de estágio - mostram que, como a autora propõe, encontramos na linguagem do estagiário o “caminho das pedras” para o “caminho das letras”. (Angela B. Kleiman)
SOBRE A AUTORA:
Carla Lynn Reichmann - É professora associada da Universidade Federal da Paraíba. Atua, principalmente, no eixo de Estágio Supervisionado (Língua Inglesa) do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e na pós-graduação em Linguística, na linha de pesquisa Linguística Aplicada. É integrante dos grupos de pesquisa CNPq Letramentos, Interação e Trabalho (Gelit/UFPB) e Letramento do Professor (IEL/Unicamp). Possui graduação em Comunicação Social pela PUC-SP (1984), mestrado em Ensino de Inglês como Segunda Língua pela School for International Training (1992), doutorado em Letras pela UFSC (2001) e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Unicamp (2013). Exerceu a função de coordenadora de Estágios no referido departamento (2009), como também coordenou o GT da Anpoll Formação de Educadores na Linguística Aplicada (2010-2012). Tem publicações nacionais e internacionais, atuando como professora e orientadora na área de Letras (Linguística Aplicada), com ênfase em pesquisas sobre práticas de letramento acadêmico-profissional voltadas aos seguintes temas: formação, trabalho e identidade do professor de línguas, gênero profissional, estágio supervisionado, biografização.