Seja bem-vindo!
Meu Cadastro Meus Pedidos Minha Compra 0 itens
Home Conselhos Editoriais Notícias Lançamentos Fale Conosco
 
As Dimensões da Formação Humana
As Faces da Lingüística Aplicada
As Historiadoras e o(s) Gêneros(s) Na Escrita Da História
Caminhos da Construção
Cenas do Cotidiano Escolar
Ciências Sociais
Coleção Análise do Discurso e Ensino
Coleção Desconstruindo a Violência
Coleção Educação Estatística
Coleção Estudos Críticos em Linguagens
Coleção Fazer A_Parecer
Coleção Insubordinação Criativa
Coleção Pós-Crítica
Coleção Psicologia em Perspectiva
Coleção TerramaR
Coleção Transepistêmica
Coleção Uma Casa de Educação Literária: 150 Anos do Atheneu Sergipense
Crítica e Teoria Literária
Crítica feminista e Autoria feminina.
Crônicas e Literatura
Desenvolvimento Humano e Práticas Culturais
Discurso e Ensino
Ebooks
Educação
Educação e Psicologia em Debate
Educação Em Ciências
Educação Física/História/Lazer
Ensaios em Interculturalidade
Estudos da Linguagem
Gêneros e Formação
História, Arte, Ciências Sociais e Economia
Histórias de Leitura
Idéias Sobre Linguagem
Leitura e Bibliotecas Escolares
Leituras no Brasil
Letramento, Educação e Sociedade
Letras em Série
Linguagem, Ensino e Formação
Lingüística
Lingüística e Psicanálise
Memória e História da Educação
MERCADINHO
Mercado de Letras Fundamental
Mercado de Letras Saúde
Mercado de Letras Temas
O que pode esta língua?
Perspectivas e Desafios na Formação de Professores da Educação Básica
Série Aurora
Série Bakhtin - Inclassificável
Série Caminhos da Neurolinguística Discursiva
Série Drogas, Política e Cultura
Série Educação Geral, Superior e Formação Continuada do Educador
Série Educação Matemática
Serie Escola e Universidade
Série Espaços da Linguística de Corpus
Série Estudos do Léxico
Série Estudos em Políticas Públicas e Educação
Série Linguagem, Cultura e Identidade
Série Literatura, Leitura e Educação Infantil
Série Memoriais
Toda Crianca Pode Aprender
 
Detalhes da Obra Mercado de Letras •
Atividades Praticas para o Ensino de Lingua Estrangeira

- Desenvolvendo Habilidades e Competências em Ambientes de Aprendizagem (Organização: Ariovaldo Lopes Pereira e Liliana Gottheim)

DE R$  85,00    

• Ariovaldo Lopes Pereira
• Liliana Gottheim

 

A área de ensino e aprendizagem de línguas em geral e de línguas estrangeiras em especial tem se mostrado, nas últimas décadas, uma das mais dinâmicas e promissoras linhas de estudos no campo da Linguística Aplicada. No Brasil, observa-se um crescente interesse por estudos que abordam aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos do processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras diversas, bem como de português como língua estrangeira, devido ao aumento da integração do país com um mundo cada vez mais globalizado onde a comunicação se faz necessária para que se efetivem trocas culturais, comerciais e de experiências humanas.

Este livro é a continuidade de um projeto iniciado com a publicação da obra Materiais didáticos para o ensino de íngua estrangeira: processos de criação e contextos de uso (Pereira e Gottheim, Mercado de Letras 2013) e surgiu em função da necessidade de se buscar formas de conhecer, compartilhar e aprimorar os processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em diferentes contextos educacionais brasileiros. Agora, neste livro, são apresentadas, descritas e discutidas algumas propostas de atividades práticas que têm como objetivo despertar os profissionais dessa área para a necessidade de refletir sobre a sua prática e repensar a sua atuação em ambientes de aprendizagem. As atividades que compõem este exemplar enfocam o ensino de inglês, espanhol, francês, italiano e português para estrangeiros, mas servem também como sugestões e orientações para o ensino de outras línguas.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Ariovaldo Lopes Pereira - Doutor em Linguística Aplicada, na área de ensino-aprendizagem de segunda língua e língua estrangeira, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Graduado em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão, atual Instituto Superior de Educação, do Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica). Professor Titular da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CCSEH/UEG), onde atua no curso de graduação em Letras e no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (Mielt). Professor do Centro Universitário de Anápolis. É líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas (ELEL). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando nos seguintes temas: educação linguística crítica, ensino crítico de LE, formação de professores, análise de discurso crítica, materiais didáticos, estudos de gênero e tradução. É membro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia. Entre suas publicações destacam-se os livros Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira: processos de criação e contextos de uso, organizado com Liliana Gottheim (Mercado de Letras 2013) e Diálogos interdisciplinares em educação, linguagem e tecnologias, organizado com Veralúcia Pinheiro e Sandra Elaine Aires de Abreu (Editora UEG 2014) e o capítulo Identidades sociais de gênero em livros didáticos de língua estrangeira (Ferreira (org.), Pontes 2014). E-mail: arylopes_br@yahoo.com

Liliana Gottheim - É professora de português para estrangeiros no Centro de Ensino de Línguas da Universidade Estadual de Campinas (CEL/Unicamp). Possui mestrado (1996) e doutorado (2007) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo feito estágio de doutorado “sanduíche” na Leeds Metropolitan University, Inglaterra. Cursou graduação em Letras - Tradutores e Intérpretes na Universidade Ibero-Americana (Unibero, São Paulo) e em Linguística na Universidade de São Paulo (USP). Ministrou aulas de inglês e português para estrangeiros em escolas, universidades e empresas do estado de São Paulo. Atuou como docente nas áreas de avaliação e preparação de material didático em cursos de formação de professores em instituições do estado de São Paulo e no Projeto de Formação Intensiva Continuada para Professores de Português Língua Estrangeira (Profic) do Ministério de Relações Exteriores, em Manágua, Nicarágua. Entre suas publicações destacam-se o livro Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira: processos de criação e contextos de uso, organizado com Ariovaldo Lopes Pereira (Mercado de Letras 2013) e os capítulos Composing textbooks as a non-expert (Tomlinson e Masuhara (eds.), Continuum, 2010) e Materiais didáticos para o ensino de português língua estrangeira (Almeida Filho (org.), Pontes, 1997). E-mail: lilianagottheim@uol.com.br

SOBRE OS AUTORES:

Adalberto Vitor Raiol Pinheiro - Doutorando da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP, 2014), especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (Ucam/RJ, 2010), graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (Uniube, 2011) e em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp, 1999). Atualmente, é coordenador do Centro de Estudos de Línguas (CEL) da Escola Estadual Genaro Domarco e professor do curso de Pedagogia da Universidade Paulista (Unip) de São José do Rio Preto-SP e dos cursos de Letras e Pedagogia da Uniesp de Mirassol/SP. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas, arte e educação, formação de professores e pedagogia do teatro.
E-mail: dal_pinheiro@yahoo.com.br

Ana Graça Canan - Possui mestrado (1996) e doutorado (2007) em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e pós-doutorado (2013) pela Universidade de Brasília - UNB. Atualmente é professora associada na UFRN, onde leciona para o curso de Língua Inglesa e desenvolve pesquisas na área de Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Atua nas áreas de língua inglesa e linguística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras e é membro do Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e do Grupo de Pesquisa em Estudos Irlandeses. E-mail: canan@globo.com

Barbra Sabota - Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). É professora no Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) desde 2004, onde atua no curso de Letras e no programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Suas áreas de interesse em pesquisa e orientação incluem estudos relacionados aos seguintes tópicos: formação de professores de línguas estrangeiras; aprendizagem colaborativa; uso de ferramentas tecnológicas para mediar o processo de ensino e aprendizagem de línguas e letramento digital. Tem publicado capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais. É coordenadora do grupo de estudos TDELE (tecnologias digitais e letramentos em línguas estrangeira/adicional) e vice-líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas (ELEL). E-mail: barbrasabota@gmail.com

Eliane Carolina de Oliveira - Professora associada do Departamento de Línguas Estrangeiras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui graduação em Letras Português/Inglês pela UFG (1988), mestrado em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2001) e doutorado em Linguística Aplicada também pela UFMG (2008). Foi coordenadora geral do Projeto Institucional de Formação Continuada de Professores de Inglês como Língua Estrangeira/Adicional em 2013 e, desde 2017, coordena o Programa Idiomas sem Fronteiras na UFG. Tem experiência na área de Educação/Linguística Aplicada, com ênfase na área de formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, ensino mediado pelas novas tecnologias e prática de ensino e estágio. E-mail: ecaol2@yahoo.com

Fernanda Landucci Ortale - Doutora (2003) e mestre (1995) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde cursou graduação em Letras. Atualmente, é professora da área de língua italiana na Universidade de São Paulo (USP). Possui experiência em ensino de italiano e de teorias de aquisição/aprendizagem de línguas, no curso de Letras. Realiza pesquisas na área de formação de professores de italiano em contexto de escola pública, dedicando-se, principalmente, aos seguintes temas: formação de professores, discurso de sala de aula e ensino de italiano em escolas públicas brasileiras. E-mail: ortale@usp.br

José Carlos Paes de Almeida Filho - É doutor em Linguística Aplicada pela Universidade de Georgetown, Washington, D. C. e atua desde 2005 como pesquisador e professor nos cursos de graduação em Letras e pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília (UnB). Publicou os livros Dimensões comunicativas no ensino de línguas (Pontes, 2013, Edição Comemorativa 20 Anos), Linguística Aplicada, Ensino de Línguas e Comunicação (Pontes/ArteLíngua, 2005), Quatro Estações no Ensino de Línguas (2012) e Competências de Aprendizes e Professores de Línguas (2014). É organizador de diversas coletâneas, entre as quais a pioneira no país: O ensino de português para estrangeiros: pressupostos para o planejamento de cursos e produção de materiais (Pontes, 1989). É membro fundador da APLIESP (Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo), da ALAB (Associação de Linguística Aplicada do Brasil) e da SIPLE (Sociedade Internacional para o Português Língua Estrangeira), da qual foi presidente entre 2008 e 2010. Atualmente desenvolve, em parceria com pesquisadores da USP e de outras instituições, o Projeto Renide (Referencial de Níveis de Desempenho) em línguas estrangeiras, que tem repercussões para políticas de ensino de línguas e para a formação de aprendizes e professores de idiomas no país.

Liberato Silva dos Santos - É professor de inglês e português no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), em Goiânia. É licenciado em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). É membro dos grupos de pesquisa Numpel (IFG) e Terminologia e Tradução (UnB), ambos cadastrados no CNPq. Atualmente cursa o doutorado em Linguística Aplicada e Tecnologia na Iowa State University, nos EUA, com pesquisa em avaliação de proficiência em língua inglesa na área de comunicação oral (fala e compreensão auditiva). Seus outros interesses de pesquisa incluem identificação de línguas nativas (NLI) por meio da escrita em língua inglesa e aplicações de tecnologias digitais que promovam a aprendizagem de estudantes de língua inglesa e o desenvolvimento profissional de professores de línguas. E-mail: santos.liberato@gmail.com

Lucielena Mendonça de Lima - Professora titular da área de espanhol da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 1997. É pós-doutora em Linguística Aplicada na área de português como língua estrangeira, pela Universidade de Brasília (UnB, 2013) e doutora em Filologia Hispânica pela Universidad de Oviedo (Espanha, 1998). Dedica-se a pesquisas sobre o ensino e formação de professores de espanhol e de português a estrangeiros e formação de professores de espanhol em uma perspectiva intercultural, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras/UFG. E-mail: lucielenalima@gmail.com

Newton Freire Murce Filho - Pós-Doutor em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor em Linguística e mestre em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), lotado na Unidade Acadêmica Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), onde ensina língua inglesa e é professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica. Atuou em cursos de especialização e foi professor de teatro no curso de Artes Cênicas da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC), da UFG. É ator e publicou livros literários para crianças, além de realizar trabalhos e desenvolver pesquisas nas áreas de teatro, ensino e aprendizagem de línguas e literatura infantil, por meio de estudos comparativos entre obras brasileiras e estrangeiras. E-mail: newtonmurce@yahoo.com.br

Paula Renata Almeida Lima - Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2007), mestrado e doutorado em Letras e Linguística (UFG, 2010 e 2016). Foi professora substituta (2012-2014) na Faculdade de Letras/UFG na área de espanhol. É professora de língua portuguesa da Rede Municipal de Educação, em Goiânia. Trabalha com estudos culturais e interculturais voltados para o processo de ensino-aprendizagem de espanhol como LE e com a teoria do currículo e formação de professores. E-mail: paula1lima@hotmail.com

Romilda Mochiuti - Possui graduação em Letras (1995), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Letras, Língua e Literatura Espanhola e Hispano-Americana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professora de língua espanhola na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi professora de Literatura Espanhola e Hispano-Americana na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) até julho de 2007, onde ministrou aulas no curso de pós-graduação lato sensu em Teoria Literária. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em línguas e literaturas estrangeiras modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, literatura hispano-americana, ensino de língua espanhola no contexto brasileiro, EaD e ambientes virtuais, literatura espanhola contemporânea e literatura brasileira. E-mail: mromilda@unicamp.br

Silvana Matias Freire - Doutora em Linguística e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae/UFG), onde ensina língua francesa e é membro do corpo docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica. Tem experiência na área de linguística, com ênfase nas questões da subjetividade implicada na aquisição de linguagem e no ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Atua na linha de pesquisa linguagem e psicanálise. E-mail: silvanamatiasfreire@gmail.com

 
 
Por: R$ 59,50
ISBN: 978-85-7591-510-3
Páginas: 328
Formato: 14 x 21
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Profundidade: 2 cm
Acabamento: Brochura
Edição:
Idioma: Portugues
Ano: 2018
 
 
Formas de Pagamento