Doutor em Linguística Aplicada, na área de ensino-aprendizagem de segunda língua e língua estrangeira, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Graduado em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão, atual Instituto Superior de Educação, do Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica). Professor Titular da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CCSEH/UEG), onde atua no curso de graduação em Letras e no Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (Mielt). Professor do Centro Universitário de Anápolis. É líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas (ELEL). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando nos seguintes temas: educação linguística crítica, ensino crítico de LE, formação de professores, análise de discurso crítica, materiais didáticos, estudos de gênero e tradução. É membro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia. Entre suas publicações destacam-se os livros Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira: processos de criação e contextos de uso, organizado com Liliana Gottheim (Mercado de Letras 2013) e Diálogos interdisciplinares em educação, linguagem e tecnologias, organizado com Veralúcia Pinheiro e Sandra Elaine Aires de Abreu (Editora UEG 2014) e o capítulo Identidades sociais de gênero em livros didáticos de língua estrangeira (Ferreira (org.), Pontes 2014). E-mail: arylopes_br@yahoo.com |